Comércio de Londrina reabre com medidas especiais. Saiba quais serviços voltaram e como será o retorno

Foto:Devanir Parra/CML/Divulgação
Decisão da justiça mantém a reabertura
Com medidas e cuidados especiais, o comércio de Londrina-PR reabre nesta segunda-feira, dia 20, em horário reduzido, das 10h às 16h. A decisão foi anunciada pelo prefeito Marcelo Belinati durante entrevista coletiva realizada na última sexta-feira, dia 17, transmitida pelas redes sociais. Na manhã de hoje, também foi divulgada a decisão da justiça de manter a reabertura das atividades comerciais, depois de uma ação do Ministério Público que pedia a continuidade do fechamento.
Entre as medidas que devem ser seguidas para a reabertura do comércio estão o uso obrigatório de máscaras por funcionários e clientes, a disponibilização de álcool em gel 70% nos estabelecimentos, a limitação do número de funcionários por turno nas empresas e lojas e também o controle do número de clientes dentro desses espaços. Como explicou Marcelo Belinati, o horário de funcionamento do comércio foi reduzido para não coincidir com os da indústria e da construção civil, evitando aglomerações no transporte coletivo.
Os bares e restaurantes podem abrir desde que respeitem a regra de atender com a capacidade máxima de 50% e manter o distanciamento de dois metros entre as mesas. Os prestadores de serviço, como clínicas de estética e salões de beleza, também voltam a funcionar, mas com a determinação de agendar os clientes com intervalo maior de horário, para não ter muitas pessoas no local.
Já os shoppings, academias e centros esportivos devem permanecer fechados, de acordo com a legislação estadual. Também segue suspenso o funcionamento dos parques, áreas de lazer, casas noturnas, cinemas, clubes sociais e estabelecimentos semelhantes a estes. As escolas e demais instituições de ensino também continuam sem atividades. As igrejas podem abrir, mas apenas para aconselhamento individual.
Higienização do Calçadão
Os preparativos para a reabertura das atividades comerciais já começaram na noite do domingo, quando a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realizou uma lavagem extra de desinfecção e higienização do Calçadão, Rua Sergipe e outras ruas principais do comércio do centro da cidade. A limpeza reforçada, feita com caminhão pipa, pulverizadores costais e o uso de produtos mais efetivos para a desinfecção, é a mesma realizada nos terminais de transporte coletivo contra a proliferação do coronavírus.
Durante a entrevista coletiva, o prefeito Marcelo Belinati destacou que a decisão de retorno do comércio foi embasada pelas análises do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COESP), que continuará avaliando a evolução da pandemia com a reabertura das atividades. “Vamos analisar, junto com o COESP, dia a dia. Dependendo de como a epidemia estiver se comportando em Londrina, a medida será novamente proceder o fechamento das atividades produtivas para diminuir a velocidade de contaminação das pessoas e proteger a vida dos cidadãos e cidadãs londrinenses”, adverte o prefeito.
Agência Marcão Kareca Assessoria de Imprensa Por Gisleine Durigan

