65 novos radares e 40 câmeras de monitoramento serão instalados em Londrina

Foto: Pedro Nunes | Gazeta
Equipamentos devem ser distribuídos em ruas e avenidas
de todas as regiões da cidade
65 novos radares e 40 câmeras de monitoramento serão instalados em Londrina.
Segundo a CMTU, o objetivo é utilizar os equipamentos para reforçar a fiscalização do trânsito em pontos problemáticos e, também, auxiliar os órgãos de segurança a localizar situações suspeitas e coibir crimes. Dessa forma, as imagens capturadas podem, por exemplo, ajudar a identificar um veículo furtado, de acordo com as características informadas.
Tipos de fiscalização
Os radares e câmeras devem monitorar não somente a velocidade do veículo, mas também detectar o avanço do sinal vermelho nos semáforos e os veículos que param em cima da faixa de pedestres. Para definir os pontos de instalação dos dispositivos, a CMTU realizou um estudo técnico que identificou os locais com os índices mais altos de acidentes.
Entre os pontos definidos para instalar os radares fixos estão o cruzamento das ruas Sergipe com a Santos; Espírito Santo com a Paranaguá; Avenida Juscelino Kubitschek com a Rua Uruguai; Avenida Dez de Dezembro com a Rua Tremembés e a Avenida Saul Elkind na altura do número 3915.
Já as câmeras de videomonitoramento serão colocadas no cruzamento das avenidas Duque de Caxias com a Celso Garcia Cid; Higienópolis com a Madre Leônia Milito; Maringá com a Presidente Castelo Branco; Winston Churchil com a Henrique Mansano, entre outros lugares.
O edital para licitação da empresa que será responsável pela instalação dos equipamentos já foi publicado pela Prefeitura Municipal. No dia 13 de março haverá a abertura e avaliação das propostas recebidas. Após a contratação da empresa, será anunciado o prazo para o início do funcionamento da nova fiscalização. O valor máximo estimado para o fornecimento do serviço é de R$ 8,6 milhões.
Agência Marcão Kareca Assessoria de Imprensa Por Gisleine Durigan

