Abre ou não abre? Prefeitura de Londrina anuncia as decisões sobre o retorno das atividades comerciais e industriais

Foto:Redação Paiquerê
Uso de máscara será obrigatório para toda a população a partir do dia 15
O prefeito de Londrina-PR, Marcelo Belinati, anunciou na manhã do último sábado, dia 11, as decisões tomadas após a reunião com os integrantes do Centro de Operações Emergenciais em Saúde Pública (COESP), grupo técnico responsável por orientar as ações de combate ao coronavírus na cidade. Entre as medidas definidas estão a reabertura das indústrias e empresas de construção civil a partir da quarta-feira, dia 15, e o retorno das atividades comerciais na próxima segunda, dia 20.
No entanto, o prefeito ressaltou que para retornar às atividades é preciso ampliar e reforçar as medidas de segurança. Por isso, estabeleceu por decreto, a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção para toda a população londrinense, a partir do dia 15. Nenhuma pessoa poderá entrar em transporte coletivo, estabelecimentos públicos ou comerciais sem o uso da máscara de tecido.
Durante a entrevista, Marcelo Belinati explicou que os estudos técnicos mostram que se uma pessoa contaminada com o coronavírus estiver usando máscara de contenção e a pessoa ao lado também estiver com a máscara, há uma proteção de 98%. Além dessa medida, o prefeito também anunciou que o retorno gradual das atividades produtivas deve ser acompanhado de ações para garantir a segurança dos colaboradores e clientes em cada setor, como a disponibilização de álcool em gel e a higienização contínua das áreas de uso em comum.
Saúde é prioridade
Apesar do pedido de grande parte dos empresários pelo retorno imediato das atividades comerciais, Belinati apontou que entende os motivos, mas que a prioridade é a saúde da população e não sobrecarregar o sistema de saúde. “Todas as nossas decisões serão baseadas na saúde e no objetivo de proteger a vida e a saúde dos cidadãos e cidadãs londrinenses e vamos nos basear na ciência”, afirmou o prefeito.
No decreto publicado no sábado, dia 11, também consta a prorrogação da suspensão das atividades escolares até 03 de maio. Porém, no momento da entrevista coletiva, Belinati também anunciou que, provavelmente, esse período será ainda estendido, até os estudantes poderem voltar para as escolas com total segurança.
Agência Marcão Kareca Assessoria de Imprensa Por Gisleine Durigan

