Alunos das escolas municipais de Londrina recebem materiais para estudar em casa

Foto:Ricardo Chicarelli
Pais ou responsáveis devem buscar o kit escolar nas unidades
Um dos problemas causados pela pandemia do coronavírus foi a suspensão das aulas de todas as turmas escolares, desde os primeiros anos do ensino fundamental até as aulas nas faculdades. Diante disso, muitas escolas e instituições de ensino têm adotado o recurso do ensino a distância, usando ferramentas como a tecnologia e a internet, para manter o vínculo com os alunos e não comprometer o calendário escolar.
Porém, enquanto para os jovens e adolescentes essa possibilidade é vista sem grandes obstáculos, no caso das crianças essa estratégia é bem mais desafiadora. Por isso, a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Londrina-PR elaborou, cuidadosamente, um Plano de Estudos Dirigidos para os estudantes do P4 ao 5º ano realizarem em suas casas, durante o período de isolamento social. A previsão é que as atividades a distância comecem no dia 15 de abril.
Para elaborar o Plano de Estudos, os professores das escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e instituições filantrópicas conveniadas se reuniram, na última semana, discutindo as ações que serão desenvolvidas. Segundo a SME, o objetivo da iniciativa é assegurar o contato das crianças com as atividades escolares e também valorizar o contexto familiar como um espaço de aprendizagem.
Entrega dos kits
Como explica a SME, para a realização das atividades em casa, os alunos vão receber um kit de materiais didáticos com livros, cadernos e outros itens necessários para o aprendizado. Durante essa semana, as escolas devem entrar em contato com os pais ou responsáveis para agendar o horário de retirada dos materiais, evitando aglomerações. Os kits serão entregues para os 45 mil alunos matriculados na rede municipal.
Quando os pais ou responsáveis retirarem o material, também receberão um documento impresso com as orientações sobre cada dia de estudo em casa e o horário em que o professor estará disponível, no WhatsApp, para tirar as dúvidas. Os alunos que não tiverem acesso à internet não serão prejudicados, já que as escolas também vão disponibilizar os materiais físicos para o processo de aprendizagem.
O planejamento de estudos em casa é para o período de 15 dias corridos, após este prazo, se for necessário, serão encaminhadas novas atividades. As aulas presenciais estão suspensas desde o dia 23 de março e, em sua última entrevista coletiva, o prefeito Marcelo Belinati informou que o período será estendido até 03 de maio, podendo ainda ser prorrogado. As atividades realizadas no plano de estudos em casa serão computadas na carga horária anual.
Agência Marcão Kareca Assessoria de Imprensa Por Gisleine Durigan

