Amigos da mobilidade urbana: descubra quais são e como atuam

Foto: Marcelle Plinio
Saiba como as estruturas que existem em Londrina
ajudam a melhorar a sua qualidade de vida
Você sabia que a mobilidade urbana também tem amigos? Sim! Se por um lado existem fatores que a prejudicam como o excesso de automóveis nas ruas, falta de acessibilidade para os pedestres, entre outros, também existem estruturas e pontos que a favorecem. Já imaginou como seria a sua vida se não existissem os terminais urbanos ou as rotatórias que ajudam no fluxo dos veículos? Seria praticamente impossível viver nas grandes cidades, não é mesmo?
De acordo com as recentes pesquisas na área, o padrão de mobilidade urbana influencia diretamente na saúde física e mental das pessoas. Por isso, na Semana Nacional do Trânsito, nada melhor do que sabermos o que ajuda ou atrapalha a mobilidade e como podemos contribuir para aumentar a qualidade de vida de todos.
Confira os principais pontos:
- Terminais urbanos
Os terminais de transporte coletivo urbano não só garantem mais conforto e segurança aos usuários de transporte público, mas também são responsáveis pela integração das linhas dos ônibus. Com isso, proporcionam uma melhor organização de todo o sistema de mobilidade urbana da cidade. Em Londrina-PR, há nove Terminais Urbanos de Integração:
Zona Sul: Terminal Irerê, Terminal Acapulco, Terminal Shopping Catuaí;
Área Central: Terminal Central, Estação de Embarque Terminal Rodoviário;
Zona Oeste: Terminal Zona Oeste;
Zona Norte: Terminal Milton Gavetti, Terminal Vivi Xavier e Terminal Ouro
Verde.
- Faixas exclusivas para ônibus
Essas faixas prioritárias para a circulação do transporte coletivo reduzem, significativamente, o tempo de deslocamento dos ônibus. Nas faixas em Londrina-PR, separadas por sinalização, é proibida a circulação de outros tipos de automóveis. As vias exclusivas começaram a ser implantadas em 2010, e hoje existem em diferentes pontos da cidade, como nas avenidas Rio Branco, Tiradentes e Duque de Caxias.
Além disso, segundo o Plano de Mobilidade Urbana de Londrina, está prevista a construção de uma rede estratégica de corredores exclusivos para o transporte coletivo. Os corredores, separados fisicamente, serão integrados ao sistema SuperBus.
- Rotatórias
As rotatórias são fundamentais para proporcionar a fluidez no trânsito, reduzindo a taxa de acidentes e o número de congestionamentos. Com o objetivo de limitar a velocidade e organizar os fluxos de tráfego, as rotatórias sempre devem ser bem sinalizadas, caso contrário, o resultado pode ser o oposto do desejado, se o motorista não souber circular corretamente.
Para evitar isso, no início deste ano, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) reforçou a sinalização nas principais rotatórias de Londrina-PR, colocando placas indicativas sobre como transitar por esses cruzamentos.
- Ciclovias
Já passou o tempo em que a bicicleta era usada apenas nas horas vagas para passeio ou atividade física. Hoje, a bike é vista como um dos mais importantes meios de transporte sustentáveis que existe. Prática, econômica e não poluente, a bicicleta traz benefícios para todos.
No entanto, garantir a segurança dos ciclistas é fundamental para incentivar o uso dessa forma de deslocamento. Por isso, a presença das ciclovias são indispensáveis nas cidades para que as pessoas possam optar pelo uso da bicicleta sem correr riscos.
Atualmente, Londrina-PR conta com 47km de ciclovias e mais 11km em fase de implantação. Entretanto, um dos objetivos do Plano de Mobilidade é incentivar o uso desse modal, criando uma infraestrutura adequada para a circulação e estacionamento de bicicletas, além de estabelecer mecanismos para uma gestão cicloviária mais eficiente.
Agência Marcão Kareca Assessoria de Imprensa Por Gisleine Durigan

