Árvore digital no centro de Londrina oferece sinal Wi-Fi gratuitamente

Tecnologia sustentável tem como objetivo democratizar o acesso à internet
Uma árvore bem diferente chama a atenção das pessoas no Calcadão da cidade de Londrina, no estado do Paraná. Com uma estrutura metálica e painéis digitais, o equipamento denominado como“Árvore Digital” oferece sinal Wi-Fi para até 100 pessoas em um raio de até 30 metros, de forma totalmente gratuita. Além disso, a “árvore” possui 16 entradas USB para recarregar o celular e outros dispositivos móveis.

Instalada no início de junho de 2018, a árvore digital foi construída na Praça Gabriel Martins, no trecho do Calçadão entre a rua Professor João Cândido e a avenida São Paulo. Com tecnologia sustentável, o equipamento funciona com energia solar, sem qualquer ligação com a rede de energia elétrica. Como possui placas que armazenam a energia solar, a árvore digital funciona 24 horas, mesmo em dias nublados e durante a noite.
A estrutura também conta comquatro bancos, onde as pessoas podem sentar enquanto recarregam o celular ouacessam a internet pelo sinal Wi-Fi. O operador de vídeo, Guilherme Granna, comentasobre a utilidade da instalação: “Hoje em dia, não conseguimos ficar um minutosem conexão on-line, poder recarregar o celular e usar a internet na praçafacilita muito a nossa vida.”
Também presente em outras cidades do Brasil, como São Paulo-SP, Belo Horizonte-MG e Taguatinga-DF, as “árvores digitais” nos centros urbanos têm como objetivo democratizar o acesso à internet com a oferta de serviços digitais gratuitos, além de fomentar o uso dos espaços públicos pelos cidadãos. Além disso, com o uso da energia solar, a iniciativa também tem o intuito de conscientizar sobre a importância de alternativas sustentáveis na produção e no uso de energia.
A instalação da árvore digital em Londrina foi licitada pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) em 2017. O município não teve custo nenhum para a instalação do equipamento, em contrapartida, a empresa vencedora da licitação utiliza o espaço para a publicidade.
Serviço – Dúvidas ou reclamações sobre a Árvore Digital podem ser feitas na CMTU – fone (43) 3379-7900.
Por Gisleine Durigan

