“Bolsões” para motociclistas são instalados na Dez de Dezembro

Foto:CMTU
A ação faz parte de um projeto piloto aprovado pela Câmara Municipal em 2019
Os motociclistas que passam pela avenida Dez de Dezembro, próximo à rodovia, já devem notar os novos “bolsões” implantados na região, visando melhorar a mobilidade. A ação faz parte de um projeto piloto aprovado pela Câmara Municipal em 2019, que visa proporcionar mais segurança no trânsito. A pintura da nova sinalização foi concluída na tarde de ontem (9).
Os bolsões são áreas reservadas para os motociclistas, enquanto aguardam a abertura de sinal. Trata-se de um espaço de segurança nos cruzamentos, com extensão de dois metros, implantada entre a faixa de pedestres e a faixa em que os carros ficam posicionados aguardando o semáforo.
Segundo o diretor de Trânsito da CMTU, major Sergio Dalbem, várias cidades brasileiras adotam a sinalização como solução para melhorar a segurança de motociclistas e demais condutores. O diretor ainda conta que o propósito da ação é também tornar as faixas de pedestres mais visíveis.
Ainda de acordo com Dalbem, a expectativa é que problemas como as colisões traseiras, batidas em retrovisores, imprensaduras e conflitos nas saídas dos semáforos sejam evitados. Além disso, o diretor ainda explica que, por demandar maior espaço, a sinalização dos bolsões não se adequará em todas as vias da cidade. “Será somente nas mais largas, que comportem os automóveis e uma distância segura para os motociclistas”, enfatizou.
Neste primeiro momento, o objetivo é avaliar a funcionalidade da medida durante seis meses para que, se for o caso, a ação seja ampliada para outras vias da cidade, entre elas as avenidas Leste-Oeste e Arthur Thomas.
Durante a fase de testes, agentes da CMTU irão acompanhar o movimento no local, bem como realizar ações de conscientização para os motoristas e motociclistas.
Agência MK com informações da Assessoria P.M.L