Campanha de vacinação contra a gripe é antecipada e começa nesta segunda

Foto:Vivian Honorato/N.Com
Idosos com idade igual ou superior a 80 anos vão receber a vacina em casa; demais grupos serão atendidos de outras formas
Em razão da pandemia de coronavírus, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi antecipada e tem início nesta segunda-feira, dia 23. Em Londrina-PR, nesta primeira semana, os agentes de saúde visitarão as residências dos idosos com idade igual ou superior a 80 anos para aplicar a vacina. A medida é para evitar que fiquem expostos a aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Também serão vacinados, dentro de casa, as pessoas acamadas com 60 anos ou mais.
Apesar de não imunizar contra o coronavírus, a vacinação da gripe, inicialmente prevista para começar em abril, foi antecipada como uma estratégia de combate à Covid – 19, devido a dois fatores:
1- A vacina evita que uma pessoa contraia a gripe e precise ir receber atendimento em um pronto-socorro, onde estará mais exposta ao risco de se contaminar com o novo coronavírus;
2 – Como os sintomas da gripe comum e da Covid – 19 são semelhantes, se o paciente com suspeitas chegar ao pronto-atendimento e tiver se vacinado contra gripe, os médicos já poderão descartar a hipótese da doença e se concentrar na possibilidade de se tratar do coronavírus.
Como será a vacinação
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, as unidades possuem a listagem dos idosos que serão atendidos nesta primeira semana. Já para a vacinação dos demais idosos, o responsável deve ligar para a UBS mais próxima de sua residência e fazer o agendamento telefônico. O atendimento exclusivo desses idosos será realizado aos sábados, a partir do dia 28 de março, mas somente com agendamento prévio para evitar aglomerações.
Outro grupo que será atendido nessa primeira etapa são os profissionais de saúde que devem receber a vacina nos próprios locais de trabalho. A segunda etapa, que se inicia em 16 de abril, vai atender professores da rede pública e particular, profissionais das forças de segurança e resgate e pessoas com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, asma, transplantados, entre outras.
Na terceira e última etapa, de 09 a 22 de maio, receberão a vacina crianças de 6 meses a 6 anos de idade, mulheres no pós-parto, indígenas, servidores das unidades prisionais e adultos de 55 a 59 anos.
Para o agendamento dos idosos e demais informações, confira a listagem com o telefone de todas as UBSs de Londrina: https://saude.londrina.pr.gov.br/index.php/unidade-basica-saude.html
Agência Marcão Kareca Assessoria de Imprensa Por Gisleine Durigan

