Comércio de Londrina volta a funcionar com novas regras

Foto: Viviani Costa/Grupo Folha
Indústrias e obras da construção civil também retornam nesta segunda-feira; mercado tem autorização para funcionar 24h
Na noite deste domingo, dia 03, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o prefeito de Londrina-PR (PP), Marcelo Belinati, anunciou que o comércio está liberado para voltar a funcionar a partir desta segunda-feira, dia 04, mas com regras mais rígidas de prevenção contra a Covid-19. As lojas poderão abrir em horário reduzido, das 10h às 16h, como já estava definido anteriormente. As indústrias e as obras de construção civil também podem retornar às atividades, mas com horário flexível para evitar aglomerações no transporte público.
Como informou Belinati, a decisão foi tomada após uma longa reunião entre a prefeitura e o Ministério Público (MP) em busca de um consenso entre os pontos divergentes. O decreto com as novas regras de funcionamento para o comércio e serviços já estava sendo redigido durante o domingo e deve ser publicado até a manhã da segunda-feira.
Alterações
Segundo o prefeito, no decreto ficarão estabelecidas novas regras de funcionamento para os bancos que vem registrando grandes aglomerações em filas. As normas para os bares também serão alteradas, fortalecendo as medidas de prevenção. Belinati ainda anunciou, durante o pronunciamento, que, para evitar a aglomeração, será permitida a ampliação do horário de funcionamento dos supermercados, que poderão ficar abertos 24h por dia, desde que preservem os direitos e garantias dos funcionários.
Para defender a abertura do comércio, Belinati ressaltou os bons resultados que a cidade tem alcançado no combate ao coronavírus: “Os nossos indicadores em Londrina, relativos à pandemia, são os melhores do Paraná e do Brasil. Não tem cidade no Paraná, de porte médio e grande, que tenha os resultados que nós estamos obtendo em todas as áreas no que tange à condução da pandemia.”
Em relação às galerias, shoppings e academias esportivas, o prefeito informou que permanecem fechados, pois a abertura é proibida pelo decreto estadual. Também segue suspenso o funcionamento dos parques, áreas de lazer, casas noturnas, cinemas, clubes sociais e estabelecimentos semelhantes a estes. As igrejas podem abrir, mas apenas para aconselhamento individual. As escolas também permanecem fechadas até o dia 31 de maio, conforme decreto já publicado.
Novamente, Belinati pediu para as pessoas colaborarem respeitando as medidas de prevenção contra a Covid-19. “Venho, mais uma vez, solicitar à população de Londrina para fazer um retorno ordeiro às atividades. Mostremos que o respeito à lei e às regras é uma característica do povo londrinense”, enfatizou o prefeito.
Agência Marcão Kareca Assessoria de Imprensa Por Gisleine Durigan

