Conheça 10 dicas de segurança para mulheres no ônibus

Medidas simples podem fazer a diferença e evitar situações de perigo
A preocupação com a segurança é uma das questões mais recorrentes hoje em dia, principalmente, para as mulheres. Na rua, em casa, ou nos transportes públicos sempre é indicado tomar medidas preventivas para tentar se proteger contra a violência. Alguns simples cuidados podem fazer a diferença diante dos riscos, como roubos e assédio sexual. Por isso, confira algumas dicas e orientações para aumentar a segurança da população feminina ao usar o ônibus, tanto nos pequenos deslocamentos quanto em viagens mais longas.
• Uma das principais dicas, sempre recomendada pelos especialistas em segurança, é nunca deixar de prestar atenção ao que acontece a sua volta. Os agressores, muitas vezes, procuram um momento de distração das vítimas, por isso, é importante ter cuidado com o uso de celulares e fones de ouvido.
• Se o ônibus que pegar tiver pouco movimento, procure um assento próximo ao motorista. Evitar ficar sozinha é uma boa medida tanto para evitar roubos como situações de assédio sexual.
• Mesmo com muitos passageiros, outra dica é procurar sentar sempre no banco do corredor, pois, dessa forma, fica mais fácil de sair do lugar, caso sente alguém que seja inconveniente.
• Antes de entrar no ônibus, já deixe separado o dinheiro ou cartão-transporte para pagar a passagem, evitando abrir a carteira dentro do coletivo.
• Sempre que possível, procure os pontos de ônibus mais movimentados e iluminados. Lembre-se, também, que com o aplicativo Moovit é possível chegar no ponto minutos antes do ônibus passar, evitando um longo tempo de espera, que pode ser perigoso caso esteja sozinha.
• Ao descer do ônibus e andar nas ruas, procure levar sua bolsa ou mochila, na frente do corpo, com os bolsos voltados para você, ou se levar a tiracolo, deixe para o lado da calçada, pois isso dificulta a ação de assaltantes.
• Se notar que está sendo seguida, procure, imediatamente, algum estabelecimento movimentado e peça ajuda.
• Se alguém próximo a você tentar alguma forma de assédio e, não for possível mudar de lugar, fale alto para que a pessoa se envergonhe e pare, e também, para que outros passageiros possam te ajudar nessa situação. Especialistas também indicam levar um apito na bolsa, para chamar atenção de outros passageiros em caso de urgência e evitar a ação do agressor.
• É comum que vítimas de assédio fiquem em estado de choque e sem reação, assim, uma forma de tentar se preparar para um possível ataque é já ter em mente qual atitude tomar se você for uma vítima. O constrangimento será inevitável, mas, agindo rápido, você pode se defender e evitar uma violência maior.
• Configure o número da polícia (190) como o primeiro da sua lista de contatos para ser de fácil acesso, se precisar ligar de forma rápida.
Agência Marcão Kareca
Assessoria de Imprensa Por Gisleine Durigan