Conheça a origem do serviço de transporte coletivo

O conceito de transporte coletivo conhecido nos dias atuais, e seu papel como protagonista na mobilidade urbana, partiu do conceito desenvolvido por Blaise Pascal no século 17, em Paris. A partir da necessidade de transporte para cerca de meio milhão de habitantes residentes da capital francesa na época, o filósofo e matemático desenvolveu um sistema de transporte de carruagens com itinerários fixos, tarifa e horários regulares.
A implantação do serviço como meio de transporte urbano foi sugerida por Pascal ao duque de Rouanez, para que fosse solicitada a autorização do Rei Luis 14. Com a permissão concedida, a primeira das três linhas iniciais, começou a operar em 18 de março de 1662. No entanto, o sistema foi mantido por apenas 12 anos, devido a problemas de superlotação nas carruagens.
“Pascal era um grande pensador. Ele conseguiu enxergar, já naquela época, que para uma cidade progredir é necessário resolver o problema de mobilidade urbana”, diz o pesquisador em história do transporte público Eurico Galhardi, autor do livro Conduzindo o Progresso – A História do Transporte (Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-45587611).
Origem do termo “ônibus”
Apesar da criação de Pascal, a primeira cidade a instituir o serviço de transporte coletivo intitulado ônibus, foi Nantes em 1826, a partir da iniciativa de Stanilas Baudry, proprietário de uma casa de banhos.
Com o objetivo de transportar seus clientes a partir do centro até o local de seu negócio, Baudry passou a oferecer o serviço de diligências, que encerravam o trajeto em uma praça, onde funcionava uma loja de chapéus, cujo proprietário chamava Omnes.
Diante da inexistência de números nas casas, o chapeleiro elaborou um trocadilho com a frase “omnes omnibus”, com o significado “Omnes para todos”. A partir disso, os usuários do transporte passaram denominar o serviço de omnibus. Ao notar que as pessoas usavam as diligências para locomoção, e não para frequentar seu negócio, Baudry solicitou autorização oficial para estabelecer um serviço de viaturas públicas.
Foi a partir dessa autorização que o primeiro serviço de transporte coletivo intitulado omnibus entrou em circulação em Nantes, traçando o caminho para a evolução da mobilidade urbana.
Agência Marcão Kareca

