Conheça o veículo japonês que une mobilidade urbana e alta tecnologia

Em meados deste ano, o Japão lançou um trem-bala que une mobilidade urbana e alta tecnologia. O N700S entrou em operação em julho, atendendo à linha Tokaido Shinkansen, que faz a ligação entre a estação de Tóquio à estação Shin-Osaka, em Osaka. Com a capacidade de alcançar a velocidade de 360 quilômetros por hora, é um dos trens mais rápidos do mundo.
Inicialmente, o lançamento do meio de transporte japonês estava programado para acontecer juntamente com as Olimpíadas de Tóquio deste ano, porém devido ao cenário de pandemia, o evento foi adiado para 2021.
O N700S é o primeiro modelo de trem-bala em 13 anos, a ser adicionado à linha Tokaido Shinkansen pela Central Japan Railway (JR Central), e apesar da capacidade de atingir 360 quilômetros por hora, a velocidade máxima permitida durante a operação do trem é limitada a 285 quilômetros por hora.
Além da alta velocidade, outro detalhe do N700S que chama a atenção, é a tecnologia desenvolvida para transportar os passageiros para um ambiente seguro, na ocorrência de um terremoto. Ação esta que é possível através do sistema de autopropulsão de bateria íon-lítio, que mantém o trem em movimento em baixa velocidade, mesmo com queda de energia.

