Conhecendo Londrina: Lago Igapó e Jardim Botânico

Belezas naturais encantam turistas e moradores
A cidade de Londrina, no interior do Paraná, um importante polo de desenvolvimento econômico e tecnológico, também é um dos municípios do Sul do país mais elogiados por suas belezas naturais e pontos turísticos. No momento em que a cidade recebe mais de três mil novos estudantes, isso só contando da UEL – Universidade Estadual de Londrina, é uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais sobre seus atrativos.
Para quem gosta de natureza, um dos locais mais conhecidos e frequentados é o Lago Igapó. Seja para a prática de atividades em terra firme, como caminhada, corrida, ciclismo, ou esportes náuticos, como caiaque, canoagem, esqui aquático, ou ainda, simplesmente, só para se afastar da agitação diária, os Lagos Igapó I, II e III são os lugares perfeitos.
Localizados na região central de Londrina, os Lagos são de fácil acesso e representam um dos grandes cartões-postais da cidade. O projeto, inaugurado em dezembro de 1959, já passou por obras de revitalização e, atualmente, possui ciclovias, pistas de aeromodelismo, um grande anfiteatro e uma das mais belas paisagens, que atrai pessoas em qualquer horário do dia ou da noite.
Ainda nas belezas naturais, outro destaque é o Jardim Botânico, com mais de um milhão de metros quadrados de mata nativa, nascentes e rios. Um dos mais importantes espaços de pesquisas e preservação de espécies nativas, exóticas e ameaçadas de extinção, o Jardim Botânico tem atrativos para todas as idades. Voltado à educação ambiental, o local tem um centro de visitantes com informações sobre a área; pista de caminhada que percorre trechos de mata nativa; além de trilha ecológica, leve e moderada.
Criado em março de 2006, o Jardim Botânico de Londrina também tem como objetivo desenvolver ações para promover a biodiversidade e o desenvolvimento sustentável. Com mais de 100 espécies arbóreas nativas da flora brasileira e a construção de estufas para variedades exóticas de ambientes especiais, o local oferece aos visitantes uma conscientização do valor das espécies vegetais, aliando o lazer e a educação ambiental.
O transporte coletivo de Londrina possui linhas de ônibus disponíveis para o acesso tanto aos Lagos Igapó, como ao Jardim Botânico. Todas as linhas e horários estão disponíveis no site: http://www.cmtuld.com.br/index.php/linha-de-onibuss.html. Além disso, os interessados também podem consultar os trajetos dos ônibus e horários pelo aplicativo Moovit. O link para baixar o aplicativo pode ser acessado pelo portal: mov1.com.br.
Serviço
Lago Igapó I: Próximo à Prefeitura Municipal.
Lago Igapó II: Entre a Avenida Higienópolis e a continuação da Avenida Maringá.
Lago Igapó III: No final da Avenida Maringá, ao lado da Rua Prefeito Faria Lima, no caminho da UEL.
———————-
Jardim Botânico: Avenida dos Expedicionários, nº 200, no Conjunto Residencial Vivendas do Arvoredo.
Funcionamento: Terça-feira a domingo das 9h às 19h.
Agência Marcão Kareca | Assessoria de Imprensa
Por Gisleine Durigan