Dia Mundial Sem Carro: saiba o que é e qual a sua relação com a mobilidade urbana

Foto: Lucas Leite
O mês de setembro é um dos mais importantes para a mobilidade urbana, pois é nesse mês que se comemora o Dia Mundial Sem Carro, uma iniciativa voltada para a conscientização sobre os problemas causados pelo uso excessivo dos automóveis. Celebrada no dia 22 de setembro, em diversos países ao redor do mundo, a data foi criada para estimular a reflexão e incentivar o uso de meios de transporte mais sustentáveis e que ajudem a melhorar a qualidade de vida da população.
A proposta é que, nessa data, as pessoas possam deixar os seus carros em casa e escolherem algum outro meio de locomoção, como o transporte público, bicicleta, a pé, ou ainda optar por meios mais alternativos como patinetes e skates. O importante é dar uma chance para mudar hábitos e contribuir com a diminuição de congestionamentos e dos níveis de poluição do ar. E, falando nisso, se você está em dúvida se ter carro próprio ainda vale a pena, pode dar uma olhadinha na matéria que já postamos aqui.
Origens
O Dia Mundial Sem Carro surgiu na França, em 1997, como um protesto para conscientizar as pessoas sobre os problemas do excesso de automóveis nas ruas e estimular o uso de meios de transporte alternativos. A partir de então, de forma gradativa, diversas cidades europeias aderiram à iniciativa e, logo, a ideia se espalhou pelos países ao redor do mundo. No Brasil, a data começou a ser celebrada em 2001.
Em Londrina-PR, desde 2015, o Dia Mundial Sem Carro é comemorado com uma grande programação, que envolve atrações artísticas, culturais, além de atividades físicas e ações educativas sobre o trânsito. Neste ano, devido à pandemia de coronavírus, a comemoração será diferente, já que não poderá envolver aglomerações. As atividades deste ano ainda não foram divulgadas, oficialmente, pela Prefeitura Municipal.
O MOV, marca que fomenta a mobilidade urbana, também apoia o Dia Mundial Sem Carro. Assim que a programação estiver definida, será disponibilizada em nosso Portal.
Agência Marcão Kareca Assessoria de Imprensa Por Gisleine Durigan

