Diminuição do fluxo de automóveis reduz poluição na quarentena

Foto:Kathulin Tanan/RPC Londrina
Dia Mundial do Meio Ambiente estimula reflexão sobre os meios de transporte
A pandemia de Covid-19 trouxe efeitos negativos nas mais diferentes áreas, no entanto, em meio a tantas adversidades, a quarentena também trouxe um resultado muito benéfico: a significativa redução da poluição do ar. E, o mais curioso, é a explicação para esse fenômeno. De acordo com os pesquisadores, os níveis de poluição diminuíram devido, principalmente, à redução da circulação dos veículos automotores nas grandes cidades. Assim, na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, pensar sobre os sistemas de transportes e o seu impacto na saúde da população é uma reflexão mais do que necessária.
Conforme os estudos apontam, com a queda no tráfego dos automóveis, foi observada a melhora da qualidade do ar em diversos países ao redor do mundo, como na China, Itália, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos. No Brasil, também não foi diferente. Segundo artigo publicado na revista científica internacional Science of the Total Environment, a poluição atmosférica na Região Metropolitana de São Paulo diminuiu com a redução da circulação de veículos durante a quarentena. Só a emissão de dióxido de nitrogênio (NO2) sofreu queda de 45% em relação ao mesmo período de 2019.
Outra pesquisa realizada, utilizando imagens de satélite, também aponta a diminuição do dióxido de nitrogênio em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Curitiba, Salvador e Belo Horizonte. Nas imagens, é possível perceber que as manchas, que representam a concentração de NO2, ficaram menores em 2020 do que no ano passado, considerando o período entre 20 de março a 08 de abril.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 05 de junho, com ações em diversos países para promover a conscientização sobre a importância de mudanças de hábitos e comportamentos em prol da preservação ambiental. Buscar opções de meios de transporte mais sustentáveis é uma das formas mais eficazes de contribuir para o cuidado com o meio ambiente.
Agência Marcão Kareca Assessoria de Imprensa Por Gisleine Durigan

