Faça a sua parte: confira os locais corretos em Londrina para descartar os diferentes tipos de lixo

Foto:RPC
Entenda a relação entre resíduos e mobilidade urbana e as consequências para todos
Um dos maiores problemas de quase todas as cidades é o descarte inadequado dos diferentes tipos de lixo. Tanto resíduos domésticos, orgânicos ou recicláveis, como restos de material de construção, móveis já não utilizados ou podas de árvores, cada material deve ter o seu destino apropriado.
E o que isso tem a ver com mobilidade urbana? A resposta é tudo! Pois, os problemas gerados pelo abandono do lixo em qualquer lugar são inúmeros, desde a ocorrência de enchentes e alagamentos, já que os resíduos jogados em vias públicas e em rios e canais d’água impedem o rápido escoamento da água da chuva, até a desvalorização dos imóveis e da área urbana dos locais onde há acúmulo de lixo.
Isso sem falar de uma das consequências mais graves, que são os problemas de saúde pública. Com o ajuntamento de detritos em terrenos baldios e outros espaços inadequados, há a proliferação de insetos que trazem doenças como o mosquito transmissor da dengue, roedores e animais peçonhentos como escorpiões e aranhas.
Além disso, ainda existem casos de obstrução direta da mobilidade, quando moradores deixam resíduos nas vias públicas, como móveis e entulhos, que impedem a passagem dos pedestres, ciclistas e, até mesmo, dos motoristas.
Onde descartar
Muitas pessoas já são conscientes sobre a importância do descarte correto dos resíduos, mas ainda não sabem direito onde levar os materiais. Por isso, o MOV vai tirar suas dúvidas, divulgando os lugares apropriados para receber o que você não usa mais.
Em Londrina, há dois Pontos de Entrega Voluntária (PEV), áreas públicas controladas pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), para receber resíduos sólidos da população. Cada pessoa pode levar, de forma gratuita, a quantidade de até 1m³ de resíduos, por mês, o que equivale a, aproximadamente, oito carriolas de pedreiro.
Na entrega, o morador de Londrina deverá apresentar um documento de identificação (RG ou CNH), identificar a procedência dos resíduos (endereço) e deixar os resíduos separados por tipos. O horário de funcionamento dos PEVs é segunda a sexta-feira das 8h às 17h e sábado das 8h às 12h.
Confira os endereços e o que pode ser levado:
PEV Zona Norte: final da Avenida Annibal Balarotti (Rua Quatorze), Jd. Vista Bela.
– Resíduos verdes e podas de árvores;
– Entulhos de construção;
– Madeiras;
– 1 colchão e 1 sofá por descarte.
PEV Zona Leste: final da Avenida Capitão João Busse, Jd. Nova Conquista.
– Entulhos de construção;
– Madeiras;
– 1 colchão e 1 sofá por descarte.
Para saber a destinação correta de outros materiais, acesse: https://www.londrina.pr.gov.br/gestao-de-residuos-ambiente/destinacao-de-residuos ou ligue para o SAC – Serviço de Atendimento da CMTU (43) 3379-7946 (de segunda a sexta-feira das 8h às 17h).
Agência Marcão Kareca Assessoria de Imprensa Por Gisleine Durigan

