Feira da uva em Londrina vai até o final de janeiro

Foto: Ilustrativa
Uvas Niágara, sucos e geleias são comercializados na Praça da Bandeira e em frente ao estacionamento da Prefeitura
Os moradores de Londrina e região terão até o dia 31 de janeiro para aproveitarem uma feira voltada, especialmente, para uma das frutas mais populares das ceias de fim de ano – a uva. Realizada pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), a Feira da Uva acontece em dois locais:
- na Praça da Bandeira, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h;
- em frente ao estacionamento da Prefeitura (Rua Otávio Zanetti), às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 18h.
Nos locais, são comercializadas uvas da espécie Niágara, além de seus sucos e geleias. A ação, que integra o projeto Feira de Produtos de Época, tem como objetivo beneficiar tanto os produtores locais, que podem vender suas frutas sem intermediários, quanto o consumidor que tem acesso a uvas frescas, colhidas, muitas vezes, até no mesmo dia da feira e com preços atrativos.
Produção de uvas no Paraná
A produção de uvas sempre teve muito destaque no estado do Paraná. No entanto, nos últimos anos, com uma queda acentuada da produção, a quantidade de uvas, como matéria-prima para atender a produção de vinhos e sucos pela indústria paranaense, passou a ser insuficiente. Para mudar esse quadro, o governador do estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, lançou o Revitis – Programa de Revitalização da Viticultura Paranaense, em novembro de 2019.
A iniciativa, inédita no Estado, tem como proposta a atuação em quatro frentes: incentivo à produção, reorganização da comercialização, desenvolvimento do turismo e apoio à agroindústria. Entre as ações previstas estão a redução de impostos para toda a cadeia produtiva, capacitação técnica para o produtor rural, reestruturação da rede estadual de pesquisa para a viticultura e novas linhas de crédito com baixos juros, disponíveis tanto para os agricultores como para os comerciantes de uvas.
Agência Marcão Kareca Assessoria de Imprensa Por Gisleine Durigan

