Frota em Londrina passa de 385 mil veículos

Grande quantidade de automóveis é desafio para o trânsito da cidade
Segundo a estimativa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a frota em Londrina ultrapassa 385 mil veículos. Com uma população atual de 569.733 habitantes, a pesquisa mostra que, em dez anos, o número de veículos aumentou mais que o dobro do que o crescimento de pessoas. Ou seja, neste período, a população aumentou em 59 mil pessoas, enquanto os veículos tiveram um crescimento de 125 mil.
Com isso, os problemas de trânsito como congestionamentos e acidentes são cada vez mais comuns. De acordo com dados da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), somente em 2018, em Londrina, foram registradas 3.471 ocorrências, envolvendo 4.049 vítimas, com 83 mortes. Ainda segundo os dados, 90% dos acidentes foram causados por imprudência.
Plano de Mobilidade
Diante desse cenário de desafios, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippul) está na fase final de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Londrina. O estudo tem como objetivo elaborar um completo levantamento sobre a mobilidade no município, propondo soluções para a melhoria na integração nos meios de transporte e o desenvolvimento urbano sustentável. Segundo o Ippul, os dados para a pesquisa já foram levantados e estão sendo analisados. A previsão é que os resultados do Plano sejam apresentados em uma audiência pública ainda este mês.
Agência Marcão Kareca Assessoria de Imprensa Por Gisleine Durigan

