Governo Estadual anuncia novas medidas contra a Covid-19

Foto: Reprodução/Facebook
Novo decreto prevê a suspensão das atividades consideradas não essenciais, incluindo o comércio, bares e restaurantes
Nesta sexta-feira (26), o Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, anunciou em entrevista coletiva uma série de novas medidas restritivas para conter a disseminação da Covid-19 no estado, entre as quais estão a suspensão do funcionamento das atividades não essenciais em todo o Paraná e toque de recolher das 20h às 05h.
As novas determinações passarão a valer às 0h deste sábado, com término previsto para às 05h do dia 08 de março, período que pode ser prorrogado, caso a situação da pandemia não apresente resultados positivos. Durante os nove dias, estarão suspensas as aulas presenciais das instituições públicas e privadas em todo o estado, bem como o funcionamento do comércio, bares, academias e demais serviços considerados não essenciais. Sobre a definição das novas medidas, Ratinho Junior explica:
“A minha decisão de uma restrição maior da circulação é para que, nesses próximos dias, a gente consiga segurar a velocidade desse vírus. Por isso a necessidade de diminuir a circulação das pessoas na rua, para que o nosso sistema continue a oferecer um atendimento de qualidade para os nossos paranaenses”.
Diante do questionamento sobre a possibilidade de o período ser reduzido, o governador diz que as ações estão sendo realizadas com base em uma projeção futura pessimista, sem muitas chances de resultados positivos antes do término do período determinado para as restrições, já que os índices negativos do Paraná já estão muito superiores. Sobre a abrangência do decreto, o governante explica que será válido para todo o estado, para evitar que haja a circulação e transmissão do vírus: “Neste momento, temos que cuidar da floresta, não dá para cuidar só da árvore”.
No que diz respeito à fiscalização do descumprimento das medidas restritivas, Ratinho Junior faz o alerta: “Nós não vamos admitir desrespeito com encontros clandestinos, festas que possam estar acontecendo de forma deliberada, com volume de participantes. Vamos impor multa e prisão. Isso será organizado, seremos extremamente rígidos para aqueles que não cumprirem”.
O governador também fez um apelo aos paranaenses: “Eu quero a sensibilidade da população do Paraná em entender que, nós, nesse momento, precisamos tomar uma medida mais dura para que as famílias do Paraná e as pessoas que moram aqui no nosso estado, não fiquem sem o atendimento médico para poder lutar pela vida”.
Quanto às celebrações religiosas, poderão ser realizadas somente on-line. O encontro presencial poderá ser realizado apenas de forma individual. Sobre o funcionamento da indústria, o governador diz que poderá ser mantido, desde que sejam seguidas todas as medidas de prevenção, assim como feito no passado.
Ao ser questionado sobre a adesão das novas medidas restritivas que seriam anunciadas pelo Governo do Estado nesta sexta-feira, o Prefeito de Londrina, Marcelo Belinati disse que o município irá seguir as determinações estaduais: “Isso já é ponto pacífico que medidas restritivas prevalecem sobre as demais. Então, o decreto estadual, até por força de lei e das decisões dos tribunais, sendo medidas mais restritivas do que as já adotadas em Londrina e em todo o Paraná, deverão ser seguidas”.
Agência Marcão Kareca