Grupo de guardas municipais começa a fiscalizar o trânsito em Londrina

Foto: Bruno Amaral/Defesa Social
Agentes passaram por treinamento e agora estão aptos a exercer atividades como registrar infrações e aplicar multas
Um grupo de 21 guardas municipais finalizou o curso de capacitação para atuar, também, na fiscalização do trânsito em Londrina-PR. Após a conclusão do treinamento, que contou com uma carga horária de 200 horas, os agentes receberam os certificados no dia 04 de novembro e, agora, estão aptos a colaborar na inspeção do trânsito da cidade, inclusive para registrar infrações e aplicar multas.
O curso, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social e Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), aconteceu durante os meses de setembro e outubro, com aulas práticas e teóricas. Entre as disciplinas ministradas estavam legislação de trânsito, noções de engenharia de tráfego, ética e cidadania, além de psicologia aplicada e papel educador do agente. A grade das aulas foi montada respeitando o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a portaria 94/2017 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Apoio na fiscalização de trânsito
Com o treinamento, a equipe de guardas municipais passa a fiscalizar o trânsito durante a atividade cotidiana que já desempenham. Segundo a Secretaria Municipal de Defesa, os agentes serão distribuídos nos turnos de serviço 24 horas por dia, melhorando, assim, o atendimento à população da cidade, estando à disposição também quando os agentes da CMTU não estiverem atuando.
Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Defesa, o objetivo do treinamento foi atender a uma legislação federal que outorga às guardas municipais a possibilidade de também atuar na fiscalização do trânsito. Dessa forma, poderão ajudar em diversas situações como acidentes de trânsito, orientações em casos de interdição de vias, auxílio no tráfego de veículos próximo a escolas e demais atividades relacionadas ao trânsito, como aplicação de multas a infratores.
Agência Marcão Kareca Assessoria de Imprensa Por Gisleine Durigan

