Guardas municipais fazem treinamento para fiscalizar trânsito em Londrina

Vinte guardas passam por curso de capacitação e devem atuar a partir de outubro
Em Londrina-PR, vinte guardas municipais iniciaram um curso de capacitação para também atuar como agentes de trânsito na cidade. O treinamento, que tem carga horária de 200 horas, é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social e Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Após a formação e credenciamento, os guardas vão atuar na fiscalização das leis de trânsito e aplicação de multas aos infratores, como os demais agentes da CMTU.
No curso, os guardas municipais passarão por aulas de legislação de trânsito, noções de engenharia de tráfego, ética e cidadania, além de psicologia aplicada, papel educador do agente, entre outras disciplinas. A ideia do trabalho de capacitação surgiu da necessidade de ampliar a fiscalização, cobrindo os dias e horários em que os agentes da CMTU não estiverem atuando.
Dentro da lei
Como apontou a Secretaria Municipal de Defesa, a lei federal 13.022/2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais, atribui a atuação no trânsito como uma das competências da guarda. Assim, os agentes capacitados poderão fiscalizar o trânsito durante a atividade cotidiana que já desempenham.
Após a formação da primeira turma, o plano é estender a capacitação ao restante dos guardas municipais, de modo gradual. A previsão é que os vinte guardas já comecem a atuar no dia 18 de outubro, após o término do curso de capacitação.
Agência Marcão Kareca Assessoria de Imprensa Por Gisleine Durigan

