Iluminação urbana e seus impactos na mobilidade

Foto:Sercomtel Iluminação
Melhor visibilidade para motoristas e pedestres aumenta a segurança das vias durante a noite
Diferentes pontos de Londrina tiveram a iluminação renovada com a instalação de lâmpadas de LED. Além de oferecer uma mobilidade mais segura, as novas luminárias tendem a melhorar a visibilidade e segurança de condutores e pedestres no período noturno. Entre os locais contemplados com a renovação da iluminação estão as vias de grande circulação, parques e praças, assim como ruas próximas a escolas, para segurança de estudantes e professores.
Instaladas em mais de 20 mil pontos em Londrina, as luminárias com a tecnologia LED favorecem a mobilidade urbana na cidade através da melhora da visualização do tráfego de veículos e pedestres durante a noite. A presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), Denise Ziober, esclarece que a instalação das novas luminárias contribui potencialmente para a mobilidade segura. “A iluminação de LED, além de mais econômica, pode contribuir potencialmente para o aumento da segurança dos pedestres e motoristas, pois melhoram muito a visibilidade nas vias”, declarou.
A modernização da iluminação em Londrina deve ser concluída até fevereiro de 2021 e está sendo realizada nas diferentes regiões do município. Entre os locais já contemplados com a instalação das novas luminárias estão as ruas próximas à Escola Municipal Professor Odésio Franciscon e o Jardim Itapoá, na região norte, e os Jardins Cláudia, Guanabara e Higienópolis, na região sul. As ruas próximas do Córrego Baroré, na região oeste, também já receberam a nova iluminação, assim como as praças dos jardins Marabá, São Pedro e Ideal, na região leste.
A presidente do Ippul ainda afirma que o pedestre é prioridade nas cidades, e que a iluminação com LED, além de tendência global, é uma tecnologia mais durável. “O uso do LED na iluminação urbana é uma tendência mundial. Deixa mais claro, iluminando quem é prioridade nas cidades, sendo usada na sinalização para ciclistas, travessias de pedestres, reforço na sinalização em geral, assim como nas paradas de ônibus, pois o pedestre é a prioridade nas cidades”, acrescentou.
Agência Marcão Kareca

