Está com sintomas de coronavírus? Saiba onde ser atendido em Londrina!

Foto:Tarobá News
UPA do Jardim Sabará e seis UBSs atendem apenas pessoas com sintomas de doenças respiratórias
A rede municipal de saúde em Londrina-PR está passando por um processo de reorganização diante da pandemia de coronavírus. Para atender exclusivamente os pacientes com suspeita de doenças respiratórias, a Prefeitura Municipal montou um centro de triagem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará, zona oeste de Londrina, além de disponibilizar seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em todas as regiões da área urbana.
No centro de triagem, instalado no pátio da UPA do Jardim Sabará, as pessoas com sintomas de doenças respiratórias recebem os primeiros atendimentos e as equipes médicas avaliam a situação de cada paciente. Com funcionamento 24 horas, todos os dias da semana, o centro de triagem da UPA foi montado em espaço aberto, proporcionando um ambiente mais arejado.
Durante a triagem, de acordo com a avaliação, o paciente poderá ser atendido, medicado e ter a recomendação de voltar para casa e permanecer em isolamento; ser encaminhado para o interior da UPA ou, ainda, se houver a indicação do caso ser grave, o paciente será direcionado ao Hospital Universitário de Londrina (HU), o hospital de referência para casos graves de coronavírus na cidade.
Localização das Unidades
Já as UBSs que funcionam para atendimento exclusivo para as pessoas com sintomas de doença respiratória estão localizadas no Jardim Guanabara (centro), Bandeirantes (região oeste), Ouro Branco (região sul), Chefe Newton e Maria Cecília (região norte) e Vila Ricardo (região leste). A orientação é que as pessoas que procurarem a UBS já devem pedir a máscara, assim que chegarem na recepção.
Como informou o prefeito municipal Marcelo Belinati, a reorganização do sistema de saúde na cidade, concentrando os locais de atendimento dos pacientes que apresentam sintomas de doenças respiratórias, tem como objetivo diminuir a circulação do coronavírus e o contágio de outras pessoas. Para mais informações e dúvidas sobre sintomas ou como buscar atendimento, a Prefeitura criou o Disque-Coronavírus. O serviço funciona pelo número 0800-4001234, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com ligação gratuita tanto de telefone fixo como de celular.
Agência Marcão Kareca Assessoria de Imprensa Por Gisleine Durigan

