Londrina inicia projeto de estudo para implantação de metrô

Prefeitura assina convênio com a UEL para estudar a construção de um metrô que também deve passar por Ibiporã e Cambé
Foto: paiquere.com.br
A Prefeitura de Londrina-PR acabou de assinar um convênio com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) para a realização de um estudo técnico que deve desenvolver o projeto de implantação do metrô na cidade. A previsão é que o sistema de transporte, conhecido como Maglev, um inovador modelo por levitação magnética, passe pelo centro de Londrina e também pelas cidades de Ibiporã e Cambé.
De acordo com o convênio, assinado no dia 16 de setembro, foi formada uma comissão para a elaboração do projeto, que deve viabilizar o sistema Maglev, de origem chinesa, para a sua implantação em Londrina. Pelo convênio, também será estabelecido um esforço conjunto entre a Prefeitura e a UEL na busca de recursos para a construção dos laboratórios necessários para o desenvolvimento do projeto, sem custos para o município.
Tecnologia inovadora
Segundo um pré-estudo já desenvolvido, o metrô deve ligar os centros de Ibiporã e Cambé, passando pelo centro de Londrina. No trecho, em uma grande parte deve ser subterrâneo e, em algumas áreas, na superfície. O Maglev (em inglês Magnetic levitation) é um transporte revolucionário que se move sem atrito com os trilhos, por meio de imãs condutores. Com uma estrutura mais leve, o metrô de tecnologia chinesa é indicado para cidades de médio porte, com um custo de construção menor do que o tradicional.
Como aponta a comissão formada por representantes da Prefeitura e da UEL, a implantação de um metrô desse tipo representaria uma importante contribuição para a mobilidade urbana de Londrina e região. Além da integração metropolitana, com o atendimento de um grande número de passageiros, desafogando o fluxo de veículos, ainda é um transporte sustentável para o meio ambiente.
O prazo para a finalização do estudo técnico, firmado pelo convênio, é de cinco anos. Porém, de acordo com a Prefeitura, espera-se que antes do término do prazo, já comece a construção do metrô na cidade. O investimento estimado é em torno de R$ 2 bilhões, que deve ser de origem privada, sem dinheiro público.
Agência Marcão Kareca Assessoria de Imprensa Por Gisleine Durigan

