Londrina lança plano de ação contra o coronavírus

Foto:Roberto Custódio
Entre as medidas estão a suspensão das aulas na rede municipal a partir do dia 23 de março e o cancelamento da Expo Londrina 2020
Para prevenir o contágio do coronavírus, que avança em diversas localidades do Brasil e do mundo, a Prefeitura Municipal e o Comitê de Operações Emergenciais em Saúde Pública de Londrina, criado para atuar no gerenciamento de proteção ao coronavírus (COVID-19), anunciaram uma série de medidas preventivas, na última segunda, dia 16.
O plano de ação, que segue as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), como formas de diminuir as chances de contágio e circulação do vírus, foi elaborado após reunião entre representantes de hospitais particulares e públicos, especialistas em infectologia e pneumologia, e toda rede de saúde da cidade, além do Ministério Público. Um decreto será publicado nos próximos dias para regulamentar as ações já definidas e outras que poderão ser tomadas ainda para conter o avanço da doença.
Além disso, após o anúncio das medidas, a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) se reuniu com outras entidades, dentre elas a Secretaria Municipal de Saúde, para também definir ações de combate ao coronavírus. Entre as medidas está a alteração do horário do comércio de rua para 9h às 19h com o objetivo de evitar a aglomeração no transporte coletivo nos horários de pico.
Confira as ações já anunciadas:
- Educação
– As aulas na rede municipal de ensino serão suspensas, por tempo indeterminado, a partir do dia 23 de março. Esta data passa a ser recomendada, também, para escolas privadas e universidades.
- Aglomeração de pessoas:
– Cancelamento da Feira e Exposição Agropecuária de Londrina (Expo Londrina 2020);
– Suspensão de missas, cultos e outras cerimônias religiosas que aglomerem pessoas;
– Suspensão de exibições de cinema, teatro, shows e baladas;
– Atendimento de no máximo 50% da capacidade dos bares e restaurantes, sendo respeitada a distância de dois metros entre mesas.
- Comércio
– Alteração do horário do comércio de rua para 9h às 19h.
- Transporte público
– Medidas constantes de higienização nos ônibus e disponibilização de álcool em gel nos veículos.
- Idosos
– Suspensão de visitas nos asilos, das atividades dos Centros de Convivência dos Idosos e das atividades dos Núcleos de Apoio à Saúde dos Idosos.
- Hospitais e ambulatórios
– Restrição de visitas nos hospitais;
– Suspensão de cirurgias eletivas, exceto nos privados, que adotarão medidas adequadas;
– Saúde bucal (suspensas consultas de pacientes com problemas respiratórios).
- Profilaxia
– Isolamento domiciliar das pessoas que regressam de viagens ao exterior (sete dias, para assintomáticos; 15 dias, para quem apresenta sintomas da doença);
– Farmácia SUS irá disponibilizar medicamentos por tempo ampliado.
- Serviço público
– Alteração nos horários de expediente das unidades administrativas da prefeitura, quando possível, para evitar concentração de pessoas;
– Flexibilização do home office para servidores, mediante regulamentação interna.
Agência Marcão Kareca Assessoria de Imprensa Por Gisleine Durigan

