Londrina tem primeiro caso de paciente curada de coronavírus

Foto:AgênciaBrasil
Acompanhe também os números atualizados da doença na cidade
Apesar dos últimos dias muito conturbados, os londrinenses podem encerrar o mês com uma boa notícia: a cidade já tem o primeiro caso de uma paciente curada de coronavírus. Recuperada da doença, depois de passar 14 dias em isolamento, sozinha em um quarto em sua residência, a professora de Londrina pôde sair do cômodo e abraçar seu marido e filhos em casa. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a professora está curada e não corre mais o risco de transmitir a doença.
Após o diagnóstico, a paciente recebeu o tratamento todo em casa, sem a necessidade de internação. O caso foi um dos primeiros confirmados em Londrina-PR. Agora, com a liberação dos médicos, a professora volta a conviver com a sua família dentro de casa, mas, permanecendo em isolamento social, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde.
Números atualizados
Atualmente, Londrina tem 12 casos confirmados de coronavírus, sendo que destes, oito estão em tratamento domiciliar e quatro em internação hospitalar. Além disso, 63 pessoas estão internadas, com sintomas de síndrome respiratória aguda, aguardando o resultado do exame. Também houve 234 casos já descartados, de pessoas que receberam os exames com resultados negativos.
Diante dos números crescentes, o prefeito Marcelo Belinati fez uma transmissão ao vivo nas redes sociais, no último domingo, dia 29, reforçando a necessidade do isolamento social. “Os cientistas, os médicos e epidemiologistas viram no decorrer de tudo o que está acontecendo no mundo que a única maneira de você prevenir, diminuir o número de pessoas infectadas com o coronavírus e, com isso, salvar vidas, é fazendo o isolamento social”, explica o prefeito.
Para acelerar o processo de diagnóstico, o que também ajudaria muito na contenção da pandemia, Marcelo Belinati solicitou ao governador do Paraná, Ratinho Júnior, que os exames de confirmação do coronavírus possam ser feitos em Londrina. O prefeito informou que, na cidade, tanto o laboratório da Prefeitura Municipal quanto da Universidade Estadual de Londrina (UEL) têm condições de realizar os testes. No Paraná, os exames são realizados apenas no Laboratório Central do Estado (Lacen), localizado em Curitiba, com o prazo de sete a dez dias para sair o resultado.
Para mais informações sobre locais de atendimento exclusivos e outras dúvidas, a Prefeitura disponibilizou o Disque-Coronavírus pelo 0800-4001234, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A ligação é gratuita tanto de telefone fixo como de celular.
Agência Marcão Kareca Assessoria de Imprensa Por Gisleine Durigan

