“Londrinando, mostrando o que Londrina tem de melhor!”

Mais do que um sinônimo de passear em Londrina ou conhecer novos lugares na cidade paranaense, hoje em dia, é quase impossível ouvir o nome “Londrinando” e não lembrar do casal Matheus Perine e Rafael Máximo, sucesso nas redes sociais e na vida londrinense. Conhecidos pela espontaneidade e bom humor, em menos de cinco anos, Matheus e Rafael, responsáveis pelo perfil colaborativo “Londrinando”, tornaram-se digitais influencers de grande sucesso, com mais de 5 milhões de visualizações semanais em seus canais de mídia.
O projeto, que começou em dezembro de 2014, surgiu como uma diversão, com a ideia do Matheus Perine de criar um perfil colaborativo no Instagram para compartilhar informações da cidade. Para isso, criou a hashtag londrinando, para que as pessoas pudessem tirar fotos de Londrina e marcar a hashtag e, assim, depois de uma curadoria, as melhores imagens eram selecionadas para serem publicadas no perfil criado por Matheus. Dessa forma, leve e descontraída, nascia o “Londrinando” com o propósito de mostrar o melhor de Londrina, de uma maneira colaborativa.
No entanto, logo o projeto foi crescendo e tomando uma dimensão muito maior, com o perfil ganhando mais de mil seguidores por semana. E, depois do surgimento do stories no Instagram, com a possibilidade de maior interação com o público, o casal decidiu “mostrar a cara”, apresentando-se como os responsáveis pelo perfil “Londrinando”. A partir daí, o engajamento dos seguidores cresceu ainda mais e, o que começou como uma brincadeira, passou a se transformar em um negócio, já que perceberam que poderiam ser um importante canal de comunicação na cidade, começaram a ver que eram os chamados digitais influencers ou influenciadores digitais.
Dessa forma, resultado de um processo totalmente natural, Matheus Perine e Rafael Máximo, hoje, acumulam mais de 100 mil seguidores no Instagram, além de manter outras mídias com grande interação como a página no Facebook, o canal no YouTube, o site e um aplicativo. E, assim, como explica Rafael, eles começaram a ver que a diversão poderia ser também uma oportunidade de trabalho: “Chegou em um ponto que a gente percebeu que virou um triângulo muito bacana, porque a gente estava com uma rede muito engajada e, de um lado as pessoas querendo saber o que tem na cidade, através do Londrinando, e de um outro lado o comércio londrinense querendo mostrar o que eles tinham a oferecer. Daí, percebemos que éramos um canal com contato com esses dois lados.”
Com isso, hoje, os digitais influencers trabalham fazendo essa conexão entre as empresas e o público, selecionando o que tem de melhor em Londrina, no comércio, na parte turística, na gastronomia e compartilhando com as pessoas. “É muito legal fazer esse trabalho em Londrina, porque, praticamente fomos os pioneiros na cidade, em ser digital influencer local, com nicho. No Brasil, já começava a existir, mas em âmbito nacional, na questão local fomos os primeiros. As pessoas foram descobrindo junto com a gente, vendo o retorno, o alcance, o impacto e, hoje, nos tornamos uma marca muito bem aceita na cidade”, comemora o casal.
https://www.instagram.com/londrinando
https://londrinando.com/
Agência Marcão Kareca
Assessoria de Imprensa Por Gisleine Durigan