MOV: Conectando você à mobilidade e à tecnologia

Transformações digitais trazem novas soluções para os meios de transporte
Não tem como fugir, a tecnologia está cada vez mais presente em todos os lugares por onde passamos. A todo momento novos recursos tecnológicos surgem e modificam o nosso dia a dia. Em todas as áreas, os avanços digitais têm proporcionado novos caminhos e soluções e, no caso dos meios de transporte e formas de deslocamento não é diferente. Assim, a tecnologia também provoca grande impacto na mobilidade urbana e, por isso, o MOV tem como um dos objetivos conectar você às novidades do mundo tecnológico que podem fazer a diferença na sua vida.
Nos últimos anos, com o uso crescente do celular e das transformações digitais, o deslocamento urbano ganhou muitas facilidades, trazendo melhorias na qualidade de vida da população. O surgimento dos aplicativos, como o Moovit, por exemplo, fornecendo informações em tempo real, trouxe grandes benefícios aos usuários do transporte público, que agora podem acompanhar o trajeto dos ônibus, sem precisar ficar esperando horas nos pontos.
Além dos aplicativos e do desenvolvimento de outras formas de transporte, novos conceitos como internet das coisas, big data e inteligência artificial também estão sendo usados para promover a sustentabilidade e uma economia colaborativa, integrando os meios de transporte no planejamento urbano. Municípios que adotam esse direcionamento são as chamadas Smart Cities – “Cidades Inteligentes”, locais onde a tecnologia e a inovação são integradas à infraestrutura urbana, promovendo o bem-estar da população, de forma sustentável.
Em Curitiba-PR, por exemplo, que foi considerada a cidade mais inteligente e conectada do Brasil, na lista divulgada pela Connected Smart Cities 2018, o transporte público é referência internacional. Dessa forma, vemos que a tecnologia tem transformado não só a relação das pessoas com os meios de transporte, mas a forma como a sociedade se conecta com o seu espaço e seu futuro.
Agência Marcão Kareca Assessoria de Imprensa Por Gisleine Durigan

