MOV: interagindo com você para o bem-estar de todos

Foto: Divulgação
O grande número de automóveis nas ruas e avenidas, sem dúvida, é um dos maiores desafios para a mobilidade urbana nos dias atuais. O processo de urbanização das cidades, que priorizou os veículos individuais, com alto investimento na indústria automobilística e a criação de espaços associados ao uso do carro, teve como um dos principais resultados a situação caótica do trânsito. Dessa forma, a individualização foi fortalecida, prejudicando a mobilidade e, hoje, é possível perceber o alto preço disso. Assim, o MOV também atua para interagir você com os novos conceitos sobre meios de transporte, mais sustentáveis e que estimulam o compartilhamento em prol de um bem comum.
Para um estilo de vida mais saudável, o MOV acredita que as formas de deslocamento não podem ser pensadas de modo a priorizar somente um indivíduo em detrimento do coletivo. Além disso, sabe da importância da interação entre as pessoas, em práticas sociais que podem transformar e melhorar muitos problemas da atualidade, principalmente, no caso da mobilidade urbana.
Diversos estudos recentes têm mostrado os benefícios do uso do transporte coletivo, como a redução das mortes no trânsito e até no combate ao sedentarismo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o meio de transporte tem um poderoso impacto na saúde da população em geral. O estudo aponta que com o uso do transporte público as pessoas fazem mais atividade física do que se estivessem usando um automóvel, já que precisam se deslocar até o ponto de ônibus ou metrô.
Em busca de novas alternativas sustentáveis, sistemas de compartilhamento de meios de locomoção como bicicletas e patinetes também vêm ganhando espaço crescente nas ruas das cidades brasileiras. Assim, um número cada vez maior de pessoas começa a enxergar na interação uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida, de forma mais sustentável e benéfica para toda a comunidade.
Agência Marcão Kareca Assessoria de Imprensa Por Gisleine Durigan

