MOV: Mobilidade e saúde se unem em um só movimento

Foto: Brainly
Mais do que apenas pensar nos meios de transporte, o MOV busca estimular hábitos saudáveis para todos
Normalmente, quando se pensa em mobilidade urbana, logo o conceito é associado apenas ao transporte e ao deslocamento das pessoas, no entanto, mais do que isso, a mobilidade está também intimamente relacionada à saúde da população. Por isso, não é à toa que o MOV tem em sua raiz a palavra MOVimento, já que em seu conjunto de ações, a marca tem como princípio não só promover a melhoria na mobilidade urbana, mas, acima de tudo, estimular meios mais sustentáveis para a comunidade e um estilo de vida mais saudável.
Nos últimos anos, ao tomar consciência das consequências do excesso do uso dos automóveis, pessoas de diversas partes do mundo têm adotado novos hábitos para o deslocamento. Os chamados modos ativos – formas de transporte em que se usa somente a força física – são cada vez mais estimulados em diferentes cidades como uma solução contra o congestionamento, a poluição e o sedentarismo.
Com isso, além dos modos ativos já populares como andar a pé e de bicicleta, outros meios também ganham força como patins, patinetes mecânicos e skates. Assim, o tempo perdido nos engarrafamentos é usado para fazer uma atividade física, durante o trajeto, na mais clássica expressão de “unir o útil ao agradável”. Dessa forma, um dos maiores obstáculos da atualidade é superado, que é a falta de tempo para incluir um exercício físico na correria diária.
Mortes no trânsito
Além disso, outro ponto essencial entre a mobilidade urbana e questões de saúde pública são os acidentes de trânsito. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,35 milhão de falecimentos foram registrados no ano passado, em todo o mundo, por esse motivo. O relatório aponta que os acidentes de trânsito são, atualmente, a principal causa de morte entre crianças e jovens com idades entre 5 e 29 anos. Por outro lado, pesquisas apontam que o uso de transporte coletivo pode ajudar a reduzir as mortes no trânsito, já que a grande maioria dos acidentes envolve veículos individuais.
Assim, mais do que nunca, as escolhas dos meios para os deslocamentos diários podem fazer a diferença não só para um único indivíduo, mas trazer benefícios para toda a população.
E você, também faz parte desse MOVimento?
Agência Marcão Kareca Assessoria de Imprensa Por Gisleine Durigan

