Movimento internacional Maio Amarelo busca conscientizar sobre trânsito seguro

Com ações educativas, programação em Londrina tem foco em motociclistas e pedestres
Com o objetivo de chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo e ter uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, desde 2014, o Movimento Internacional Maio Amarelo coloca em pauta o tema segurança viária, mobilizando diversos segmentos como órgãos de governos, empresas, entidades de classe, federações e outros setores sociais. Em Londrina-PR, a programação tem início no dia 02 de maio e se estende até o final do mês, com ações educativas e atividades de conscientização, principalmente para motociclistas e pedestres.
O movimento Maio Amarelo que, em 2019, tem como tema “No trânsito, o sentido é a vida” já teve a adesão de 27 países e, no Brasil, começou por iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Como nos movimentos “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o Maio Amarelo também usa um laço como símbolo, por ser um sinal conhecido no mundo inteiro como algo a se engajar.
O mês de maio foi escolhido pois foi em 11 de maio de 2011 que a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou que esta seria a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Já a cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito, simbolizando atenção. De acordo com a organização, o Maio Amarelo é um movimento, uma ação e não somente uma campanha ou um programa. Assim, cada cidadão, entidade ou empresa é convidada a utilizar o laço amarelo em suas ações de conscientização e demonstrar que adota posturas de responsabilidade no trânsito, tanto no mês de maio, como em todo ano.
Em Londrina-PR, diversas ações serão realizadas, integrando o movimento. No dia 02, quinta-feira, uma caminhada simbólica pelo Calçadão, com cartazes e faixas, marcará a abertura do evento. No dia seguinte, 03, uma atividade surpresa está prevista, também na área central, para movimentar a região. A programação que inclui, abordagens educativas, distribuição de materiais informativos, blitz noturna para conscientização da Lei Seca, entre outras atividades, será realizada até o final do mês.
Entre as atividades previstas estão a entrega de coletes refletivos e antenas corta-pipa para motociclistas, um passeio ciclístico e a abordagem educativa dos motoristas sobre a importância do respeito ao pedestre. Para acompanhar toda a programação, acesse: https://blog.londrina.pr.gov.br/?p=52365
Leia mais: www.maioamarelo.com.br
Foto:
Agência Marcão Kareca
Assessoria de ImprensaPor Gisleine Durigan