Novas medidas de flexibilização são anunciadas em Londrina

Foto:Vivian Honorato
Decreto que deve ser publicado durante a semana contempla treinamentos esportivos, eventos religiosos, lanchonetes e restaurantes
Em live transmitida pelo Facebook, o prefeito Marcelo Belinati, acompanhado do secretário de Saúde Felippe Machado, anunciou novas flexibilizações em Londrina. Entre as novas medidas estão a liberação para treinamentos esportivos, ampliação do horário de missas e cultos, e ampliação do prazo de tolerância para o fechamento de restaurantes e lanchonetes. De acordo com o prefeito, as determinações serão apresentadas em um novo decreto, que deve ser publicado durante a semana.
Diante dos novos números da pandemia na cidade, no último domingo (18) foram anunciadas novas flexibilizações, como a liberação para treinamentos de esportes coletivos, incluindo modalidades aquáticas. O decreto, que deve ser publicado durante essa semana, também deve apresentar a ampliação do horário de realização de missas e cultos, que até então tinha autorização para duração máxima de 1 hora. “Nós vamos ampliar os horários para as missas e cultos, mantendo o distanciamento, a lavagem de mãos com álcool em gel, a máscara e todos aqueles critérios”, declarou Belinati, sem mencionar se haverá um limite máximo da duração dos eventos citados.
Na transmissão, também foi anunciado o aumento do tempo de tolerância para fechamento de restaurantes e lanchonetes, que anteriormente era de 30 minutos. “Tinha um horário de tolerância de meia hora, nós estamos ampliando para 1 hora. Então, o horário de fechamento é às 22h, mas tem uma tolerância ali de 1 hora, para que possa organizar, fechar a conta, fazer o pagamento, a pessoa acabar de comer tranquila”, explicou o chefe do executivo. Sobre a retomada de jogos de futebol, Belinati declarou que não há previsão de retorno, devido à dificuldade de serem mantidas as medidas de proteção entre os jogadores. “Ninguém vai jogar futebol com máscara, infelizmente não dá”.
De acordo com o secretário de Saúde Felippe Machado, a tendência é que sejam retomadas as demais atividades gradativamente. “A tendência é que a gente possa, gradativamente, retomar todas aquelas atividades que a pandemia, infelizmente, fez com que fossem suspensas, e conseguir compatibilizar o retorno dessas atividades, para que as pessoas possam trabalhar”. Declarou Machado, reforçando que a situação da pandemia na cidade e a colaboração dos londrinenses é um fator determinante para as próximas decisões. “Nós estamos flexibilizando e a população tem entendido e colaborado de forma consciente. Então, algumas atividades ainda estavam com determinadas restrições, e de acordo com o cenário epidemiológico, que nós vamos observando ao longo das semanas, eles têm apontado essa tendência de queda e nos permitido avançar nas flexibilizações”, declarou o secretário.
Agência Marcão Kareca

