Ônibus túnel: a união entre mobilidade e tecnologia

Um ônibus túnel com capacidade de transporte de 300 pessoas surpreendeu o mundo em 2016, quando foi divulgado um vídeo do veículo em movimento em sua fase de testes. Trata-se de um projeto desenvolvido na China, com o objetivo de reduzir o engarrafamento ao oferecer a possibilidade de veículos passarem por baixo do ônibus e, inclusive, fazer ultrapassagens de uma faixa para a outra. O protótipo apresentado tem 22 metros de comprimento, 4,8 m de altura e 7,8 m de largura, e se movimenta através de um sistema de trilhos.
A ideia de ter um túnel ambulante já estava nos planos da China há algum tempo, mas até então não haviam saído do papel e das animações. Com a apresentação do protótipo, países como o Brasil, França e Índia, se mostraram interessados na possibilidade que une mobilidade e tecnologia para reduzir engarrafamentos e proporcionar um trânsito mais fluido.
O TEB-1, sigla em inglês de Ônibus Elevado de Passagem, foi exibido ao público na 19ª Exposição Internacional de Alta Tecnologia de Pequim, para apresentar as possibilidades da nova invenção. No entanto, o projeto se limitou ao protótipo, pois a empresa responsável passou por um processo de investigação e descobriu-se que estava realizando projetos fraudulentos, o que inviabilizou a continuidade do projeto e causou danos aos investidores.
Considerando que o projeto já era uma ambição chinesa, o que resta é aguardar a retomada do desenvolvimento e lançamento do ônibus túnel, para que as cidades contem com um transporte coletivo que evolua a mobilidade urbana.
Agência Marcão Kareca