Para evitar fechamento do comércio, ACIL faz apelo aos empresários

Foto: Vivian Honorato - Paiquerê 91.7
O respeito aos horários de funcionamento é fundamental para não provocar superlotação no transporte coletivo
Muitos trabalhadores dependem do funcionamento do comércio em Londrina-PR, por outro lado, com o avanço da pandemia e o aumento do número de casos da doença, é fundamental que todos respeitem rigorosamente as regras de prevenção contra o coronavírus. Diante disso, a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) emitiu uma carta aos empresários da cidade, na última terça-feira, dia 23, para reforçar a importância de cumprir à risca as medidas de combate ao avanço da Covid-19, principalmente, os horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais.
Segundo Fernando Moraes, presidente da ACIL, de maneira geral, os comerciantes estão respeitando as normas determinadas com o uso de máscaras, álcool gel e distanciamento social. No entanto, o que ainda necessita de melhora é a escala de horários na entrada dos funcionários para evitar aglomerações no transporte coletivo.
Em Londrina, a prefeitura municipal estipulou diferentes horários de entrada para as atividades econômicas: fábricas e indústrias às 7h; construção civil às 7h30; prestadores de serviços e empregadas(os) domésticas(os) às 9h; comércio de rua às 10h e shoppings e galerias às 11h. Por isso, é fundamental que os empresários respeitem os horários estabelecidos para não provocar superlotação nos ônibus da cidade.
Nesta semana, o decreto municipal determinou o funcionamento do comércio, shopping centers e galerias até o dia 30 de junho, sem mudanças nas regras que já estavam em vigor. O comércio de rua continua funcionando das 10h às 16h, já os shoppings atendem das 11h às 19h. Aos sábados e domingos os estabelecimentos permanecem fechados.
Confira a íntegra da carta:
A Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) está atenta a todas as ações direcionadas ao combate da Covid-19 em Londrina. A entidade também acompanha diariamente as estatísticas sobre a doença e a ocupação de leitos de enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais da cidade, além de estimular o bom uso dos protocolos de segurança que contribuíram para a retomada das atividades.
Por isso, vem reforçar junto aos empresários de Londrina a importância de se cumprir rigorosamente as orientações de saúde e higiene estabelecidas para a pandemia, assim como as regras determinadas pelos decretos municipais 541 e 558, que autorizam o funcionamento das atividades produtivas e econômicas, dentro de horários pré-estabelecidos.
Vale ressaltar que o comércio de rua de Londrina deve funcionar das 10 às 16 horas, e os shoppings das 11 às 19 horas, ambos de segunda a sexta-feira. Quando esses horários deixam de ser seguidos, surgem conflitos com outros setores da economia, como a indústria e os prestadores de serviços, provocando efeitos negativos como a superlotação do transporte coletivo.
O cumprimento à risca dos protocolos e medidas de flexibilização, além de evitar a disseminação da Covid-19, nos dá subsídio para evitar um novo fechamento do setor produtivo de Londrina.
A ACIL reitera que o momento é de prevenção, força, união e esperança.
Agência Marcão Kareca Assessoria de Imprensa Por Gisleine Durigan

