Plano de Mobilidade Urbana de Londrina será discutido em Audiência Pública

Prefeitura vai apresentar os resultados da Pesquisa Origem Destino de 2019 e debater sobre soluções na área de transportes
A elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Londrina está em sua reta final. E para discutir os resultados já obtidos com a Pesquisa Origem Destino de 2019, que integra o Plano, será realizada uma Audiência Pública no dia 26 de outubro, sábado, às 9h, no auditório do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (SINCOVAL). A reunião é aberta para a população em geral, sem necessidade de inscrição prévia.
A Audiência Pública, realizada pela Prefeitura Municipal, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) tem como objetivo debater ações e políticas urbanas para construir, em parceria com a sociedade, o Plano de Mobilidade. A proposta é elaborar um plano que possa atender às necessidades dos diferentes grupos de moradores.
Durante o encontro, serão apresentados diversos dados sobre os meios de transporte da cidade, como o número de deslocamentos realizados com os diferentes meios (carros, motos, ônibus, bicicletas e a pé); as regiões para as quais as pessoas se destinam; os horários de maiores picos de movimento; além de dados sobre viagens intermunicipais e outras informações coletadas na pesquisa.
Planejamento para os próximos anos
O Plano de Mobilidade Urbana de Londrina, que atende à determinação de uma lei federal, tem como finalidade elaborar um completo levantamento sobre a mobilidade no município, indicando todas as necessidades de obras viárias e soluções sustentáveis nos meios de transporte. Com isso, o planejamento servirá como base para os projetos urbanos dos próximos anos.
Para a elaboração do Plano, que teve início em outubro de 2018, foi realizada uma ampla pesquisa que contou com a participação de cerca de 40 mil pessoas. Entre as ações, foram realizadas entrevistas em mais de cinco mil domicílios, definidos por amostragem que representou todas as faixas de renda; entrevistas com seis mil pessoas no tráfego da cidade, em 50 pontos de entrada e saída de Londrina; pesquisa de opinião com 1.500 pessoas sobre a qualidade dos serviços de transporte público e entrevistas com 600 ciclistas sobre a malha cicloviária. Além disso, o projeto realizou outras formas de pesquisa como contagens volumétricas em pontos de maior tráfego.
Serviço
1ª Audiência Pública do Plano de Mobilidade Urbana de Londrina
- Data e horário: Sábado, 26 de outubro, às 9h
- Local: Auditório do SINCOVAL (Rua Governador Parigot de Souza, 220, esquina com a Rua Ana Neri, no Jardim Petrópolis).
- Entrada: Gratuita, sem necessidade de inscrição antecipada.
Agência Marcão Kareca Assessoria de Imprensa Por Gisleine Durigan

