Prefeito anuncia fechamento de estabelecimentos e de áreas de lazer em Londrina

Foto: Lucas Leite
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, anunciou através de uma ‘live’ nesta tarde de quarta-feira, dia 09, algumas medidas mais rígidas na cidade. O objetivo é tentar diminuir a velocidade de disseminação do vírus, com intuito de reduzir o índice de contaminação pelo novo coronavírus. Nas últimas semanas, o número de contaminados aumentou e número de óbitos chegou a 200.
“Todos sabem das inúmeras medidas que tomamos aqui em Londrina para prevenir a doença. Infelizmente, tem ocorrido muitos excessos, contrariando as normas de saúde que pediam cautela. O desrespeito de poucos coloca em risco a vida de todos. As áreas públicas estão cheias de pessoas sem máscara, bares lotados, festas e baladas em chácaras, futebol, churrasco com amigos”, comentou o prefeito sobre o panorama do que foi constatado por sua equipe nos últimos dias.
Entre as medidas anunciadas estão o fechamento de todos os bares de Londrina; fechamento das áreas de lazer como Lago Igapó, praças, parques, aterro do Igapó, Praça do Aeroporto, Zerão, Cabrinha, entre outras; aplicação de multa a partir de R$ 10 mil reais aos proprietários de chácara e também à pessoa que alugar estas áreas para a realização de churrascos, jogos de futebol, festas ou similares; aplicação de multa direta para pessoas que não estiverem utilizando máscara em via pública, sem notificação prévia.
Todas essas medidas entram em vigor a partir de sexta-feira, dia 11 e vão permanecer durante 14 dias. Segundo Belinati, a equipe da prefeitura fará uma força-tarefa de fiscalização. Já foram emitidas mais de 8 mil multas e notificações neste período de pandemia.
Ainda durante a transmissão ao vivo pelo Facebook, foi esclarecido também, que os restaurantes continuarão podendo funcionar de acordo com as medidas já estabelecidas, como a redução de 50% na capacidade, mesas afastadas respeitando o distanciamento e atenção redobrada à higiene.
De acordo com o prefeito, essas medidas são necessárias, porque parte da população segue não respeitando o isolamento social e as medidas de segurança. Belinati fez um apelo para que todos continuem lavando as mãos com água e sabão, as higienizando com álcool em gel com frequência e, principalmente, que usem máscara o tempo todo, inclusive durante o trajeto no transporte coletivo.
Agência Marcão Kareca Assessoria de Imprensa Por Erika Giovani

