Prefeitura de Londrina anuncia medidas restritivas no Carnaval

Foto:Emerson Dias
As determinações entrarão em vigor a partir de 0h de sexta-feira (12), com término previsto para 0h de quinta-feira (18)
Com o período de Carnaval se aproximando, a Prefeitura de Londrina anunciou ontem (8) uma série de restrições para evitar a disseminação da Covid-19, incluindo o cancelamento das comemorações. Tais medidas foram desenvolvidas juntamente com os prefeitos de Cambé, Ibiporã e Rolândia, e oficializadas pelo decreto municipal n° 156/2021.
As determinações do documento entrarão em vigor a partir de 0h de sexta-feira (12) e devem ser mantidas até 0h de quinta-feira (18), prazo este, que poderá ser prorrogado. Neste período, ficam estabelecidas as seguintes medidas preventivas:
– Cancelamento do Carnaval em Londrina;
– Proibição dos festejos públicos ou particulares relacionados ao Carnaval;
– Está proibida a realização de reuniões familiares, eventos, confraternizações e similares, com mais de 10 pessoas;
– Fechamento de bares e estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas;
– Implantação da “Lei Seca”, com a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais e locais privados e públicos;
– Esportes coletivos estão proibidos em locais públicos e particulares, entre eles: clubes, condomínios e espaços similares;
– Toque de recolher das 23h às 5h.
Em relação ao feriado de Carnaval, a Prefeitura de Londrina irá seguir a determinação do Governo Federal. Os dias 15 e 16, bem como o dia 17 de fevereiro até às 12h, serão ponto facultativo para as repartições públicas.
Sobre a decisão em conjunto com os prefeitos da região, Marcelo Belinati esclareceu: “Estamos em um momento muito delicado da pandemia, não só em Londrina ou Paraná, mas em todo Brasil. Londrina chegou ontem à ocupação de 100% das enfermarias hospitalares, hoje um pouco menos, e os leitos de UTI na casa de 80% de ocupação. E em razão disso, adotamos essas medidas diferenciadas visando diminuir a circulação de pessoas e do vírus, e que serão as mesmas para as quatro cidades, especialmente no período de carnaval”.
Ainda sobre o ponto facultativo, o comércio e a indústria seguirão seus respectivos acordos coletivos, que vão de encontro ao decreto federal. “Estamos limitando todas essas atividades para que a gente diminua a circulação de pessoas efetivamente e não leve a pessoa a fazer outras coisas. É o momento para a pessoa aproveitar e ficar em família, em casa, se cuidando dessa doença”, explicou o prefeito de Londrina.
Outras medidas já adotadas para prevenir a transmissão da Covid-19 em Londrina, como o uso obrigatório de máscara e o estabelecimento de horário diferenciado para o funcionamento de shoppings e demais estabelecimentos comerciais, serão mantidas durante o período de Carnaval.
Agência MK com informações da Assessoria P.M.L