Prefeitura de Londrina assina ordem de serviço e apresenta novos ônibus

Foto: José Roberto da Silva Junior
São 65 novos ônibus modernos e com mais recursos, como o pagamento da passagem por cartão de débito e crédito
Nesta segunda-feira, dia 23, foi realizada, em Londrina-PR, a cerimônia de assinatura da ordem de serviço dos novos contratos do transporte coletivo na cidade. Durante o evento, que aconteceu no Centro Cívico, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) também apresentou os novos veículos que vão compor a frota em Londrina. No total, são 65 novos ônibus que já começam a circular a partir do próximo sábado, dia 28.
Os novos veículos são mais modernos e com muito mais recursos. Externamente, a marca MOV, que fomenta a mobilidade urbana na cidade, é visível nas laterais dos ônibus, simbolizando o novo padrão. Na parte interior, foi implantado o sistema de pagamento de passagens em cartões de débito e crédito, como já existe nos ônibus em capitais, como São Paulo. Além disso, dos 65 novos veículos, 14 terão ar condicionado.
Outras mudanças
Segundo a Prefeitura Municipal, o novo contrato, que é válido por 15 anos, marca o início de um novo sistema de transporte coletivo na cidade. Entre as mudanças está a internet por wi-fi em 100% de toda a frota, com pacote de dados oito vezes maior que o atual. Ou seja, a internet será mais rápida e com maior qualidade. O pacote mensal que hoje é de 12 mega vai passar a ser de 100 mega. Além disso, dentro de um prazo de até quatro meses, as empresas do transporte coletivo são responsáveis por instalar a internet wi-fi no Terminal Central e nos demais terminais de integração.
Outra mudança é que, a partir do novo contrato, a Grande Londrina deve operar em 65% da cidade (área 1), com 244 ônibus em 84 linhas e a Londrisul será responsável por 35% (área 2), com 135 veículos em 50 linhas. Atualmente, a divisão é 83% para a área 1 e 17% para a área 2. O valor da passagem ainda está em estudo e será definido até o final desse ano.
Agência Marcão Kareca Assessoria de Imprensa Por Gisleine Durigan

