Prefeitura de Londrina determina fechamento do comércio para enfrentar coronavírus

Foto:Arquivo/Folha
Medidas publicadas em decreto começam a valer nesta sexta, dia 20
A Prefeitura Municipal de Londrina publicou um decreto nessa quinta-feira, dia 19, determinando o fechamento de todo o comércio pelo prazo inicial de 15 dias, para evitar a contaminação pelo coronavírus na cidade. A medida, anunciada pelo prefeito Marcelo Belinati durante coletiva de imprensa, já entra em vigor a partir desta sexta, dia 20, com prazo máximo de até 48 horas para as empresas conseguirem se adequar para o fechamento.
Somente os estabelecimentos com atividades essenciais como supermercados, mercearias, farmácias e postos de combustíveis terão autorização para manter o funcionamento. Os estabelecimentos de gêneros alimentícios como bares, restaurantes e lanchonetes não poderão receber clientes, mas são autorizados os serviços de entrega (delivery). O decreto com as determinações foi publicado no Jornal Oficial do Município de Londrina.
O documento segue as orientações do Comitê de Operações Emergenciais da Saúde Pública de Londrina (COESP), grupo criado para atuar no gerenciamento de proteção ao coronavírus, do qual fazem parte especialistas em epidemiologia e diretores de hospitais e pronto-atendimentos públicos e privados. Antes de serem definidas, as medidas também foram analisadas pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), além dos sindicatos e vereadores.
De acordo com a evolução da pandemia, o prazo inicial de fechamento por 15 dias poderá ser prorrogado por mais tempo. O prefeito Marcelo Belinati destacou que a situação está sendo monitorada diariamente para definir as melhores ações, com o objetivo de reduzir os riscos de contaminação pelo coronavírus. Belinati também ressaltou o extremo valor do isolamento social neste momento: “É muito importante que nesse período de 15 dias as pessoas fiquem em casa, evitem passeios desnecessários e permaneçam em casa. No isolamento social, a pessoa não vai trabalhar, mas não é pra ir em outra localidade. É isso que tem surtido efeito na diminuição de casos de pessoas infectadas, por isso a gente faz esse apelo à população de Londrina.”
Agência Marcão Kareca Assessoria de Imprensa Por Gisleine Durigan

