Prefeitura de Londrina realiza pesquisa para Plano de Mobilidade Urbana

Cinco mil residências foram sorteadas para participar do estudo.
Para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PlanMob Londrina), cinco mil residências foram sorteadas para participar da pesquisa de origem e destino domiciliar. Os pesquisadores, que já estão visitando as casas, são responsáveis por coletar informações sobre os trajetos e destinos percorridos por todos os moradores consultados e quais os meios de transporte que utilizam para o deslocamento. A pesquisa integra as ações que vem sendo realizadas, desde outubro de 2018, para o PlanMob Londrina.
Primeiramente, as residências selecionadas devem receber as correspondências emitidas pela Prefeitura, por meio do Instituto de Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), informando sobre os procedimentos da pesquisa. Cada carta também contém uma senha única, que deve ser confirmada pelo pesquisador, possibilitando que o morador faça a checagem, para a sua segurança. Além disso, os agentes são devidamente identificados pelo uso de uniforme e crachá com nome completo e foto. No site do Ippul, é possível verificar a lista com os dados dos pesquisadores contratados.
Durante a entrevista, os moradores deverão responder perguntas sobre os deslocamentos feitos no dia anterior à visita; o motivo da viagem – trabalho, escola, lazer, entre outros – e o meio de transporte utilizado. Também haverá questões socioeconômicas, como faixa de renda e grau de instrução. Todas as respostas serão criptografadas, garantindo que as informações fornecidas fiquem em sigilo absoluto. A expectativa é que sejam entrevistadas mais de 15 mil pessoas.
Para a pesquisa domiciliar, a cidade foi dividida em 90 zonas de tráfego, onde ocorrerão as visitas. Após as entrevistas, será feito um cruzamento de dados, entre as informações coletadas na pesquisa domiciliar e as projeções socioeconômicas do município, com o propósito de definir quais as necessidades futuras da cidade em relação à circulação e acessibilidade. O PlanMob Londrina, que atende à determinação de uma lei federal, tem como objetivo elaborar um completo levantamento sobre a mobilidade em Londrina, indicando todas as necessidades de obras viárias e servindo como base para o planejamento urbano dos próximos anos.
Agência Marcão Kareca
Assessoria de Imprensa Por Gisleine Durigan