Prefeitura decreta novas regras para realização de eventos e acesso a áreas de lazer de condomínios

Foto:Agência Marcão Kareca
Retomada dos cinemas está sendo estudada pela secretária de Saúde
Na última terça-feira (13) foi publicado um novo decreto no diário oficial com a liberação da realização de eventos sociais, corporativos e similares em Londrina, com a limitação da presença de até 50 pessoas. Entre as determinações ficou instituído que a ocupação máxima deve ser de até 40% da capacidade total do local. O decreto faz parte de um conjunto de flexibilizações estudadas e aplicadas nas últimas semanas na cidade.
O limite de 50 pessoas determinado no decreto publicado ontem (13), pode ser ultrapassado excepcionalmente com autorização prévia da Autarquia Municipal de Saúde. A autorização deverá ser solicitada com pelo menos 30 dias de antecedência à data do evento, e a limitação é de até 150 pessoas. A excepcionalidade não se aplica a festas e eventos infantis, que devem seguir a limitação de até 50 integrantes. No que diz respeito à duração do evento, a determinação é que seja de, no máximo, 4 horas, com intervalo de pelo menos 2 horas entre um e outro.
O decreto ainda determina a obrigatoriedade da presença de pelo menos um bombeiro civil durante todo o período de realização do evento. A medição de temperatura em todas as entradas do local também é obrigatória, bem como a disponibilização de álcool gel. Além disso, todos os integrantes do evento deverão utilizar a máscara corretamente.
Acesso a cinemas e crianças em shoppings
Acompanhado do secretário de Saúde Felippe Machado, em transmissão ao vivo no Facebook no último domingo (11), Marcelo Belinati afirmou que o retorno de cinemas, esportes coletivos e acesso de crianças em shoppings está sendo estudada. De acordo com o secretário, os cinemas apresentaram um plano de retorno e há uma tendência de flexibilização, porém o plano encontra-se em análise dos especialistas. “Quando tiver condições epidemiológicas a gente autoriza o retorno. Toda flexibilização nossa, é seguida de um monitoramento muito rigoroso para que não haja nenhum impacto negativo na cidade de Londrina”, declarou Machado.
Sobre a liberação do acesso de crianças em shoppings, o secretário de Saúde declarou que o processo é parecido, e para que a liberação ocorra faz-se necessária a análise dos especialistas. “Nós devemos analisar e começar a flexibilizar isso também, de forma gradativa nas próximas semanas”, acrescentou o secretário ao afirmar que durante a pandemia o shopping deve ser utilizado para consumo objetivo, a fim de evitar aglomerações.
Flexibilização e fiscalização
Mesmo com as medidas de flexibilização anunciadas nas últimas semanas, a Guarda Municipal segue fiscalizando o uso de máscaras e aglomerações. Quanto às áreas de lazer, que foram liberadas na semana passada, os condomínios devem aderir a política de agendamento para que seja mantida a liberação de acesso às áreas comuns. O uso de máscara nas áreas de piscinas segue obrigatório ao tomar sol, e é facultativo somente para aqueles que estiverem dentro da piscina. A presença de diferentes famílias é permitida, desde que os banhistas mantenham a distância de quatro metros quadrados entre si, e o máximo de pessoas na área da piscina seja de 20 pessoas.
Agência Marcão Kareca

