Comércio fechado em Londrina? Saiba a previsão para os próximos dias

Foto: Kathulin Tanan/RPC Londrina
Comércio fechado em Londrina? Saiba a previsão para os próximos dias
Decreto também determina a proibição de pessoas em praças, parques e outros espaços públicos como o Lago Igapó e o Zerão
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, realizada na tarde da sexta-feira, dia 03, o prefeito de Londrina-PR, Marcelo Belinati, anunciou a prorrogação do fechamento do comércio e da indústria, continuando o combate ao coronavírus. De acordo com a decisão, os estabelecimentos que, inicialmente, deveriam permanecer fechados até o dia 05 de abril, agora devem estender o prazo por mais uma semana, até o dia 12. A Prefeitura também determinou o fechamento de todos os parques, praças, lagos, pistas de caminhada, ciclovias e outros espaços públicos semelhantes a esses, como o Lago Igapó e o Zerão.
Segundo Marcelo Belinati, a decisão foi tomada com base em dados técnicos e epidemiológicos, buscando preservar a vida e a saúde das pessoas. O prefeito explicou que, como o primeiro caso por transmissão comunitária (quando já não é possível identificar de que forma a pessoa se contaminou com o vírus) ocorreu em Londrina há, aproximadamente, vinte dias, o período entre essa semana e a próxima deve ser o pico de contaminação de coronavírus na cidade. Por isso, a importância da continuidade do isolamento social.
Fiscalização
Para assegurar o cumprimento das medidas, haverá um aumento da vigilância já que, infelizmente, ainda havia muitos problemas de aglomeração de pessoas. “A fiscalização será da Guarda Municipal, da Secretaria de Fazenda, de todos os órgãos de fiscalização da prefeitura e também das demais forças de segurança. O que a gente pede e espera é que haja o bom senso das pessoas em saber respeitar,” declarou Belinati.
Sobre a possibilidade do retorno às atividades comerciais e industriais, o prefeito informou que a ideia inicial é que haja essa prorrogação até domingo, dia 12 e, na sequência, com medidas de prevenção, as atividades possam retornar gradativamente e com segurança. No entanto, o prefeito enfatizou que o retorno será avaliado de acordo com o panorama de evolução da doença.
Durante a entrevista coletiva, Belinati também destacou que no decreto publicado na sexta, há a autorização para o sistema de entregas de produtos em domicílio (delivery) para todas as atividades comerciais. Para os estabelecimentos que trabalham com gêneros alimentícios também é possível o sistema Drive Thru, no qual o cliente não precisa sair do veículo para pedir e retirar o produto.
Primeira morte
Na tarde dessa sexta, também foi confirmada a primeira morte causada por Covid-19 na cidade. O homem, de 37 anos, fez uma viagem recente a São Paulo, e estava internado desde o dia 26 de março em Londrina. Segundo o boletim médico, o engenheiro eletricista apresentava um quadro de hipertensão, obesidade e pré-diabetes, fazendo parte do grupo de risco.
Atualmente, a cidade tem 36 casos confirmados. Deste número, 15 pessoas internadas, 15 em isolamento domiciliar, cinco já recuperadas e um óbito. Seguem em investigação 79 casos suspeitos, aguardando os exames, e 340 casos já foram descartados.
Link para a parte em destaque:
Agência Marcão Kareca Assessoria de Imprensa Por Gisleine Durigan

