Prefeitura revitaliza praças em todas as regiões de Londrina

Programa já foi realizado em 55 áreas em diferentes pontos da cidade
O Programa de Revitalização de Praças e Espaços Públicos, coordenado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), já realizou melhorias em 55 áreas em todas as regiões da cidade. Com início em abril do ano passado, o programa tem como objetivo oferecer à população lugares agradáveis ao convívio, que propiciem passeios familiares e entre amigos, além de favorecer a prática de esporte.
Mais do que apenas um espaço público, as praças têm um papel fundamental na mobilidade urbana, uma vez que são essenciais para a circulação dos pedestres e seus deslocamentos. Além disso, estudos demonstram que o cuidado com as praças, locais de convivência social, aumenta a sensação de bem-estar na cidade.
Nas praças revitalizadas, a Prefeitura realizou trabalhos de capina da grama, pintura dos assentos e do meio-fio, recuperação de calçadas e do mobiliário, tapa-buracos, reparo de bancos, poda das árvores, além de outros procedimentos como pintura de quadra de esportes, quando necessários. As áreas contempladas pelo programa estão em todas as regiões da cidade.
Um dos exemplos mais recentes é a Praça Ruy Virmond Carnascialli, onde está situada a Unidade Básica de Saúde. Entre os trabalhos realizados, também teve a pintura reforçando a sinalização horizontal e vertical nas vias no entorno na praça e da reserva de vagas de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência, plantio de flores e recuperação da academia ao ar livre. As luminárias também foram trocadas por lâmpadas de LED, que além de serem mais econômicas, são mais eficazes, garantindo a visibilidade no período noturno.
Outra praça que fez parte do programa, há pouco tempo, é a área localizada na Avenida Leste-Oeste com a Rua Guilherme da Mota Corrêa. No espaço, a Prefeitura realizou os procedimentos de revitalização, sendo que a novidade ficou por conta da construção de uma passarela ligando uma ponta a outra da praça, melhorando o deslocamento dos pedestres.
A tradicional Praça Rocha Pombo, localizada na região central, a primeira praça de Londrina, também passou pelo processo de recuperação, sendo uma das primeiras do programa. No espaço, além das obras gerais de revitalização, houve a recuperação da fonte e a reativação do chafariz.
Outros exemplos de revitalização são a Praça Santo Antônio, no Jardim Bandeirantes, região oeste de Londrina; a praça na Avenida Curitiba, no conjunto Milton Gavetti e a praça na Avenida Saul Elkind, no conjunto Vivi Xavier. De acordo com a CMTU, é muito importante que a população ajude a fiscalizar em casos de vandalismo para preservar as praças em bom estado de conservação. Se a população tiver conhecimento de alguém vandalizando o espaço, pode entrar em contato pelo telefone (43) 3379-7900, que a equipe da CMTU fará a verificação.
Agência Marcão Kareca
Assessoria de Imprensa Por Gisleine Durigan