Primeira fase da imunização é iniciada em Londrina

Foto:José Otávio
O processo será divido em quatro etapas e contemplará 170.500 pessoas na fase inicial
Com 52 mil doses estimadas da vacina, Londrina recebe hoje o primeiro lote de imunização, que deverá contemplar 26 mil pessoas nesta fase. O primeiro grupo a ser vacinado é composto por profissionais da saúde e idosos em asilos.
A primeira vacinação na cidade ocorreu hoje (19) no Hospital Universitário (HU), com a imunização da enfermeira Fátima Ruiz, de 52 anos, coordenadora do hospital de retaguarda. A profissional está atuando na linha de frente do combate à COVID-19 há mais 10 meses.
A Campanha Municipal será iniciada hoje, a partir das 15h30, pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Saúde, com a imunização dos profissionais da rede municipal de saúde. A campanha será executada em 4 etapas, dividas da seguinte forma:
Primeira fase: Composto 26 mil pessoas, o primeiro grupo a ser vacinado é composto por asilos e profissionais da saúde.
Segunda fase: Atingirá 85 mil pessoas com idade superior a 60 anos.
Terceira fase: Imunizará 21 mil pessoas, entre elas: portadores de comorbidades, como: diabetes mellitus, hipertensão, doenças pulmonares, cardíacas, cerebrais ou renais crônicas, anemia falciforme, câncer, obesidade grave e transplantes.
Quarta fase: Atenderá 77 mil indivíduos, entre eles: professores; forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema prisional; trabalhadores do transporte (rodoviário, aéreo, caminhoneiros); pessoas em situação de rua e pessoas com doença permanente severa.
Sobre a imunização na cidade de Londrina e a eficácia da vacina, que prevenirá 50,38% dos casos, o prefeito Marcelo Belinati explica:
“A eficácia da vacina é fantástica, pois quem for imunizado não vai pegar a forma grave da doença e nem vai transmitir o vírus. Por isso, depois de dez meses, o tormento causado pela COVID-19 está chegando ao fim. Mas é importante que, enquanto a situação não estiver resolvida, as pessoas continuem sendo cuidadosas: elas devem usar as máscaras de proteção, manter o distanciamento e higienizar as mãos frequentemente, com álcool em gel ou água e sabão”.
Agência MK com informações da Assessoria P.M.L