Projeto “Cidades Inteligentes” será implantado na rua Sergipe

Foto:Vivian Honorato/N.com
As soluções previstas irão impactar diretamente na segurança e mobilidade urbana de Londrina
Na manhã desta quinta-feira (21), a Prefeitura de Londrina, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) assinaram o Acordo de Cooperação Técnica para executar o projeto Rua Inteligente na Rua Sergipe, que conduzem o município para o desenvolvimento urbano e inovação.
A mobilidade urbana em Londrina será impactada diretamente pelas soluções previstas no projeto, que envolvem o uso de inteligência artificial e conectividade. Todo o sistema será gerido de forma unificada em um centro de controle operacional, o que irá viabilizar a gestão inteligente dos semáforos e fortalecer a segurança nas ruas, com a instalação de câmeras de reconhecimento facial e placas de veículos.
Após a reunião de assinatura, o prefeito Marcelo Belinati falou à imprensa: “Essas ações irão proporcionar mais segurança à população. O reconhecimento facial, reconhecimento da placa do carro e o semáforo inteligente irão melhorar a mobilidade”.
O projeto também envolve a instalação de luminárias inteligentes com câmeras, software de reconhecimento facial, redes de wi-fi públicas, semáforos inteligentes e software de monitoramento do movimento urbano. As novas tecnologias proporcionarão melhorias para diferentes setores da cidade que, futuramente, deverá receber testes com redes 5G.
Com cerca de 400 CNPJs cadastrados, o Rua Inteligente visa qualificar a relação entre comerciários e clientes. Além do investimento em infraestrutura tecnológica, o projeto deverá atuar na disseminação de boas práticas em transformação digital entre as empresas da via. A previsão é que os trabalhos de modernização sejam concluídos em até três anos.
Sobre a importância da inciativa para o comércio londrinense e os benefícios para a cidade, Belinati declarou: “É um projeto inovador que vai colocar Londrina como modelo nacional na área de tecnologia e inovação com conceitos que visam melhorar a qualidade de vida da população e do comércio local. A rua Sergipe é um patrimônio da cidade”.
Agência MK com informações da Assessoria P.M.L