Rápido aumento de casos de Covid-19 preocupa moradores de Londrina

Foto:Gustavo Carneiro/Folha de Londrina
A cidade ultrapassa o número de 300 pessoas infectadas
O rápido aumento dos casos confirmados de Covid-19 em Londrina-PR tem causado grande preocupação aos moradores da cidade. Nesta terça-feira, dia 26, o boletim divulgado pela prefeitura mostrou que o município apresenta mais de 300 pessoas infectadas pelo coronavírus. No momento, são 312 casos confirmados, sendo que destes, 106 fazem isolamento domiciliar, 25 estão internados, 161 curados e 20 óbitos. Entre as pessoas internadas, sete estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 18 na enfermaria.
Além disso, 189 pacientes aguardam o resultado dos exames e 1772 casos foram descartados até o momento. De acordo com o boletim, a faixa etária com maior número de casos é entre 20 e 39 anos, com 132 confirmações. Em seguida, está a faixa entre 40 e 59 anos, com 110 casos; depois 61 casos com 60 anos ou mais; cinco confirmados entre 10 e 19 anos e, por fim, quatro casos entre 0 e 9 anos. Em relação ao sexo, 176 casos (56%) são do sexo feminino e 136 (44%) do masculino.
Motivos
Segundo o prefeito Marcelo Belinati, o aumento dos casos de Covid-19, que chegou a 103% em uma semana, considerando o período entre 17 e 24 de maio, pode ser explicado por alguns motivos. Belinati apontou que entre as razões para o aumento está a ampliação dos testes realizados na cidade e o surto de casos na Santa Casa. No entanto, o prefeito advertiu que os números continuarão subindo, pois, de acordo com os especialistas médicos, a pandemia só vai diminuir a partir do começo de agosto.
Para conter o avanço do coronavírus na Santa Casa, diversas medidas estão sendo tomadas como a restrição de internação de novos pacientes, isolamento e testagem dos pacientes com sintomas, testagem de todos os funcionários do hospital, ampla desinfecção do local, reforço no uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os colaboradores e o monitoramento diário da Vigilância Sanitária e Epidemiológica no hospital.
De acordo com a Prefeitura, a fiscalização também tem se intensificado em toda a cidade, desde a semana passada, para assegurar o cumprimento das medidas mais rígidas de prevenção ao coronavírus. No entanto, Marcelo Belinati lamenta que muitas pessoas ainda não estão seguindo as regras de distanciamento social contidas nos decretos já publicados. “No meio da pandemia tem gente fazendo festa, colocando a vida de todos em risco, é inacreditável”, comenta indignado o prefeito.
Agência Marcão Kareca Assessoria de Imprensa Por Gisleine Durigan

