Rotina saudável: como fazer atividades físicas de forma gratuita e sem precisar sair de casa

Foto:RicMais
Com treinos on-line, é possível fazer exercícios aeróbicos, alongamentos e até musculação
Com a chegada da pandemia de coronavírus e a determinação de isolamento social, uma das preocupações que surgiu foi como manter uma rotina de exercícios físicos mesmo sem poder sair de casa. Sem a possibilidade de continuar frequentando academias ou fazer caminhadas ao ar livre, o sedentarismo, a princípio, pode parecer a única opção. No entanto, engana-se quem pensa que não é possível manter uma rotina saudável sem sair de casa ou, até mesmo, fazer exercícios aeróbicos e musculação usando somente objetos domésticos, como cabo de vassoura e garrafas de água, por exemplo. E, o melhor, sem pagar nada por isso.
Os especialistas apontam que além dos exercícios fazerem bem para a saúde física, são fundamentais para a saúde mental, principalmente em um período de grande estresse, como o que estamos vivendo. O educador físico Márcio Magnani, especialista em fisiologia do exercício e técnica em nutrição esportiva, destaca que fazer atividades físicas diminui diversos sintomas de ansiedade como a compulsão alimentar. “Ao se exercitar, a pessoa ativa em seu organismo a produção de alguns hormônios essenciais para o bem-estar como a dopamina, a serotonina e a endorfina. Assim, como já vai ter essa descarga hormonal, a pessoa vai sentir menos necessidade de consumir açúcar ou outros alimentos muito calóricos”, explica o treinador.
Atividades diárias interativas
Além disso, Magnani ressalta que fazer parte de um programa de atividades físicas com um horário fixo, mesmo em casa, é muito importante para manter uma rotina saudável, organizada e mais produtiva. Foi pensando nisso que o educador, que atua na área de saúde, emagrecimento e fitness há mais de vinte anos, desenvolveu um projeto de vídeo-aulas diárias, gratuitas, com exercícios aeróbicos e de musculação, que podem ser realizados tanto por iniciantes como por pessoas que já treinavam em academias.
Transmitidas on-line pelas redes sociais, todos os dias às 20h, as aulas fazem parte de um planejamento estratégico para trabalhar toda a área corporal, usando objetos próprios de casa, para substituir os pesos da academia. Os exercícios vão desde alongamento, fortalecimento dos músculos das pernas, costas, braços, até séries de abdominais e exercícios aeróbicos.
Quem tiver dúvidas dos exercícios também pode interagir e enviar perguntas durante a transmissão on-line. A receptividade surpreendeu Magnani: “Não esperava uma resposta tão boa e calorosa do público, passei a interagir com um número imenso de pessoas e a gratidão de todos tem sido o meu combustível para seguir ainda mais focado nesse projeto que considero primordial para a saúde de todos.”
Aplicativos
Para quem já faz exercícios com certa independência e prefere os aplicativos também há boas opções gratuitas. Um dos mais procurados é o Nike Training Club, com diversos tipos de treinos e modalidades, inclusive aulas de yoga. No aplicativo, disponível para Android e iOS, é possível escolher o treino por intensidade ou grupo muscular.
Outro aplicativo totalmente gratuito e muito popular é o Treino em Casa para Homens e o Treino em Casa para Mulheres que traz opções tanto para definição muscular quanto sequências para ocasiões específicas como aquecimento da manhã, alongamento para a hora de dormir e alongamento para alívio da dor da região lombar da coluna. O app também tem a opção de criar lembretes para que o usuário receba uma notificação diária para não esquecer de fazer os exercícios.
Agora, já não há mais desculpas para ficar parado em casa. E aí, prontos para começar?
Agência Marcão Kareca Assessoria de Imprensa Por Gisleine Durigan

