Rua Sergipe ganha sinal sonoro para deficientes visuais

Foto: Emerson Dias/Prefeitura de Londrina
Os semáforos inteligentes da rua Sergipe começaram a funcionar com botoeiras que auxiliam pessoas com deficiência visual ou que possuam alguma dificuldade de locomoção. Basta apertar o botão e uma mensagem informará se há condições de atravessar a rua. Em seguida, é emitido um som, que começa a tocar cada vez mais rápido para alertar o pedestre que o sinal vai abrir para os veículos.
Ao todo são oito botoeiras, quatro ficam nos semáforos do cruzamento da rua Sergipe com a avenida São Paulo e outras quatro no cruzamento da Sergipe com a Rio de Janeiro. Esses dispositivos funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h. O volume do sinal emitido pelos aparelhos é regulado para estar sempre dez decibéis acima do som ambiente.
Os semáforos também contam com câmeras que funcionam com softwares baseados em inteligência artificial. São duas por cruzamento e a tecnologia auxilia na diminuição de congestionamentos e na segurança da região. As inovações fazem parte do projeto Cidades Inteligentes.
Pelos próximos seis meses, a Codel e a CMTU vão avaliar a implantação dos dispositivos. Se considerarem que foi positivo, vão ampliar para outras regiões da cidade.
Texto: Agência Marcão Kareca.