Solidariedade: saiba como ser voluntário e ajudar nas ações contra o coronavírus em Londrina

Foto:G1
Pessoas de 18 a 59 anos podem ajudar nas atividades e campanha recebe doações de alimentos e produtos
Em meio a tantas notícias ruins devido à pandemia de coronavírus, algo muito positivo também tem se destacado: a solidariedade. Em Londrina-PR, a Prefeitura Municipal está lançando duas campanhas para ajudar a conectar quem precisa de ajuda e quem pode contribuir – um programa de voluntariado, para atuar de variadas formas, e uma campanha para arrecadação de doações para ajudar os londrinenses que estão passando por dificuldades nesse momento.
Com a parceria de entidades e associações da sociedade civil, lideranças religiosas, entre outras organizações, a campanha “Seja um voluntário para atuar na pandemia” está aberta para a participação de estudantes, instituições, igrejas, empresas e profissionais de todas as áreas, principalmente saúde e assistência social. Os únicos requisitos são ter idade entre 18 e 59 anos e se autodeclarar em boas condições de saúde.
Inscrição
Para se inscrever, os interessados devem acessar a página da campanha no Portal da Prefeitura e preencher o formulário, informando os dados pessoais, qual a disponibilidade de tempo, quais atividades poderão exercer e em qual região da cidade. Na ficha também é possível escolher em qual Unidade Básica de Saúde (UBS) tem interesse em colaborar. Após a inscrição, a Prefeitura realizará o cruzamento dos dados e retornará ao voluntário com as informações sobre o serviço em que ele vai ajudar.
Entre as atividades que o voluntário poderá colaborar estão: trabalhar nos pontos de vacinação e nas campanhas dos serviços de saúde; entregar medicamentos nas casas dos idosos e outros pacientes; ajudar nas atividades administrativas das UBSs e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); trabalhar no recebimento e entrega de cestas básicas; prestar serviço de costura na fabricação de máscaras ou ainda oferecer apoio psicológico por telefone (se tiver a formação).
Doações
A outra campanha que também está sendo realizada é para a arrecadação de doações que podem ser de itens variados, como produtos de higiene e limpeza, utensílios pessoais e, principalmente, alimentos. Para receber as doações, foram disponibilizados três pontos de arrecadação (ver endereços abaixo). Os beneficiários serão selecionados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, mediante cadastro nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Quem quiser contribuir, mas não puder sair de casa, ainda há a possibilidade de realizar o depósito na conta corrente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL). Os recursos serão destinados à campanha e a ACIL fará a prestação de contas, posteriormente, informando sobre os valores doados.
Para dúvidas e mais informações, a campanha também disponibilizou o telefone 0800-4000-140.
Pontos de arrecadação:
As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
– Super Creche (drive thru/dentro do carro): Rua Benjamin Constant, 800 (entrada pela Rua Minas Gerais).
– Centro Cultural da Região Norte (drive thru): Avenida Saul Elkind, 790.
– Espaço Dom Bosco, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Rua Dom Bosco, 55.
Dados para depósito ou transferência bancária – Instituto ACIL:
Nome: Instituto ACIL
Banco: Sicoob
Agência: 4355
Conta Corrente: 2230-6
CNPJ: 06.316.758/0001-10
Agência Marcão Kareca Assessoria de Imprensa Por Gisleine Durigan

