Trânsito e Carnaval: uma mistura que pede atenção

Descuidos e bebidas alcoólicas fazem aumentar acidentes no período
A festa mais popular do país está chegando e, seja para descansar, viajar ou curtir a folia, um cuidado deve ser constante nos quatro dias: a segurança no trânsito. Com o clima festivo e o uso de bebidas alcoólicas, é comum diminuir a atenção ao volante, sem pensar nos riscos e consequências dessa atitude. De acordo com estimativas, durante o feriado de Carnaval, os acidentes costumam aumentar cerca de 30%.
Em 2018, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, 103 pessoas morreram devido a acidentes nas estradas federais, durante os quatro dias de Carnaval. Durante a operação, também foram realizadas 1.610 autuações por embriaguez ao volante e 4.517 veículos foram autuados por falta do uso de cinto de segurança por condutor ou passageiro. Em 2017, foram 150 mortes no mesmo período.
Para evitar acidentes, os especialistas destacam a importância de não ingerir bebidas alcoólicas ou substâncias psicoativas se for dirigir; respeitar os limites de velocidade; fazer revisões periódicas no veículo e não manusear o celular enquanto dirige. Durante o Carnaval, também é muito importante redobrar a atenção aos pedestres, pois como é comum o grande número de pessoas nas ruas festejando, o risco de atropelamento aumenta.
Com o intuito de evitar os acidentes ao volante, muitos foliões preferem o uso de transportes coletivos durante o período. Em Londrina-PR, a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) informa que, durante o Carnaval, as linhas de ônibus terão um atendimento especial, para garantir às necessidades de deslocamento da população.
Todas as linhas e horários estão disponíveis no site: http://www.cmtuld.com.br/index.php/linha-de-onibuss.html. Os usuários que tiverem dúvidas podem entrar em contato pelo telefone (43) 3379-7900. Além disso, os londrinenses também podem consultar os trajetos dos ônibus e horários pelo aplicativo Moovit. O link para baixar o aplicativo pode ser acessado pelo portal: mov1.com.br.
Agência Marcão Kareca | Assessoria de Imprensa
Por Gisleine Durigan
FOTO: